CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Amsterdã transforma urina em fertilizantes

Postado por Moisés Tavares



Urinar em público não costuma ser uma atividade sancionada pelo governo, mas, há algumas semanas, as autoridades holandesas instalaram alguns mictórios e convidaram os homens que estavam presentes no local para participarem da iniciativa e testar os equipamentos.
A urina humana é composta por fósforo, substância que se transforma em cristais e entope as tubulações, mas que é importante para a agricultura e o crescimento das plantas.
Assim surgiu a ideia inovadora que resolveria dois problemas. Primeiro, diminuir o impacto do fósforo nas tubulações da cidade, e o segundo, extrair o fosforo da urina e transforma-lo em fertilizante para ser utilizado na agricultura local.
Dessa forma , diversos mictórios foram instalados em parques da cidade holandesa, onde toda a urina coletada é transformada em fertilizante para as fazendas do país.
Inicialmente, a urina armazenada nos mictórios públicos será transformada em fertilizante para uso exclusivo em telhados verdes da cidade.
Este tipo de telhado, muito utilizado em grandes centros urbanos reduz emissões de carbono, equilibra as temperaturas internas das edificações e até possibilita o cultivo de alimentos. Apesar de estranha, a iniciativa, batizada de Green Urine, prevê a redução do uso de produtos agrícolas que dão fósforo às plantas. Uma alternativa sustentável aos fertilizantes industriais tão prejudiciais ao meio ambiente.
A medida será implementada oficialmente no dia 1º de janeiro de 2014, devido a aprovação de novas leis que irão permitir que fazendas possam utilizar o fertilizante extraído através do novo processo.
Além da coleta em parques públicos, a companhia de água da capital holandesa vai inaugurar uma nova estação de tratamento de água focada em extrair o fósforo de todas as águas residuais na região.
De acordo com os responsáveis pelo projeto, a iniciativa permitirá fertilizar um espaço de até 10 mil campos de futebol.
Fonte: FastCompany

Nenhum comentário:

Postar um comentário