CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Carro autônomo: um futuro não muito distante

Tecnologia
Carro autônomo: um futuro não muito distante
O automóvel pretende ser uma grande mudança na sociedade, havendo a possibilidade de ser inclusive uma alternativa para acessibilidade
O carro que dispensa as mãos, pés e olhos de um condutor humano vem sendo aprimorado, e tornou-se discussão entre as empresas que trabalham na tecnologia.O automóvel pretende ser uma grande mudança da sociedade, havendo a possibilidade de ser inclusive uma alternativa para acessibilidade. Em entrevista ao jornal internacional Financial Times em novembro deste ano, a empresa Tesla Motors revelou que está trabalhando em um carro autônomo e quer lançá-lo até 2016. Se esse objetivo for atingido, a empresa será a primeira fabricante a ter um veículo deste tipo produzido em série, superando outras grandes empresas que também estão trabalhando neste ramo de pesquisa, como Audi, Mercedes-Benz, Nissan, Audi e o Google.

Em setembro deste ano a Nissan exibiu o seu carro do gênero para rodar nas ruas e, pela primeira vez, em uma rodovia. O carro é movido à energia elétrica, mas é necessário um terminal da Nissan, que custa US$ 2.000, e tem o devido aterramento além do plug padrão do modelo.

Já na empresa Google a pesquisa é coordenada pelo alemão Sebastian Thrun, e é chamado de Google Chauffeur. Os projetos são trabalhados do Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade Stanford.  A equipe de Thrun ganhou um prêmio de US$ 2 milhões em 2005 da Agência de Pesquisa Avançada de Defesa (Darpa, na sigla em inglês) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos com um projeto de carro autônomo. Depois foram contratados pela Google. Sebastian explicou que quando tinha 18 anos perdeu seu melhor amigo em um acidente de carro. "Depois disso decidi dedicar minha vida para salvar um milhão de pessoas por ano", afirmou.
No Brasil, em abril deste ano, a apresentadora Ana Maria Braga foi derrubada por uma caminhonete autônoma durante uma apresentação ao vivo de uma reportagem sobre pesquisadores brasileiros que criaram o carro. O veículo, que deveria funcionar sem motorista e com o auxílio de câmeras externas e sensores, começou a se movimentar em marcha a ré de porta aberta e atingiu a apresentadora.
Uma questão, caso o carro de fato torne-se mercadoria e seja produzido em série, é se as pessoas gostariam de ter um carro assim. Como seria para ultrapassar um carro em uma rodovia? De quem seria a responsabilidade se esse veículo atropelasse alguém, ou batesse em outro veículo? Haveria seguro para este tipo de carro? São perguntas que ainda devem ser respondidas.
Veja abaixo o vídeo com um carro autônomo desenvolvido pela Google:

Nenhum comentário:

Postar um comentário