CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

A cotação dos governadoriáveis

Postado por Moisés Tavares

Iris Rezende lidera pesquisa estimulada para governador com 31,8%. Já na espontânea, o governador Marconi Perillo está à frente, com 15,3%. Presidenta Dilma Rousseff lidera corrida presidencial com 41,1% dos votos
DIÁRIO DA MANHÃ
CARLOS FREITAS E CÉSAR MORAES

O ex-governador Iris Rezende (PMDB) lidera a corrida pelas eleições de 2014 no Estado de Goiás. É o que mostra pesquisa estimulada do Instituto Verus, realizada entre os dias 14 e 22 de dezembro de 2013. Iris possui 31,8%, contra 24,4% do governador Marconi Perillo (PSDB). O atual governador lidera na pesquisa espontânea, com 15,3% dos votos, ante 6,7% de Iris Rezende.
Foto: Diário da Manhã
Foto: Diário da Manhã

A metodologia da pesquisa foi do tipo quantitativa, com amostragem por quotas proporcionais a sexo, faixa etária e local de residência. A pesquisa ouviu 1.200 pessoas, e a entrevistas foram distribuídas conforme a proporcionalidade existente no eleitorado do Estado de Goiás quanto às variáveis: sexo, faixa etária e local de residência por zona geográfica. A margem de erro é de 2,9% para mais ou para menos.
Pesquisa do Instituto Verus também mostra levantamento da avaliação da administração pública em Goiás e no do governo Dilma, além da prévia eleitoral para governador de Goiás e para presidente da república.
Prévias PARA governador
Na pesquisa espontânea, o governador Marconi Perillo lidera com 15,3%, seguido por Iris Rezende, com 6,7%; Júnior Friboi (PMDB), com 2,2%; Antônio Gomide (PT), com 1,9%; e Vanderlan Cardoso (PSB), com 1,7%. 3,6% dariam outras respostas, 4,6% votaria em branco ou nulo e 64% não sabe dizer em quem votaria, ou está indeciso.
Na pesquisa estimulada, o ex-governador Iris Rezende lidera com 31,8%, seguido por Marconi Perillo com 24,4%. Vanderlan Cardoso é o terceiro mais lembrado, com 8,7%; seguido por Júnior Friboi, com 7,7%. O deputado Ronaldo Caiado (DEM) ficou com 7,5%; seguido de Antônio Gomide, com 5,7%; Paulo Garcia (PT), com 2,7% e José Eliton (PP), com 1,3%. Votaria em branco ou anularia o voto 5,8% dos ouvidos, e 4,4% não sabe dizer em quem votaria, ou está indeciso.
Foto: Diário da Manhã
Foto: Diário da Manhã

Em um segundo cenário, com apenas Marconi Perillo, Vanderlan Cardoso e Júnior Friboi disputando as eleições, o governador Marconi Perillo lidera com folga, obtendo 43,6% dos votos. Vanderlan Cardoso foi o segundo mais votado, com 22,4% e Júnior Friboi em terceiro, obtendo 21,9%. 8,2% afirmaram que votariam em branco ou anulariam o voto. 3,9% não sabem dizer em quem votariam, ou estão indecisos.
Em um terceiro cenário, em que disputariam as eleições Iris Rezende, Marconi Perillo e Vanderlan Cardoso, Iris lidera com 43,6% dos votos. Marconi Perillo ficou com 30,3% dos votos e Vanderlan 18,1%. 5,5% afirmaram votar em branco ou anular o voto. 2,6% não sabem dizer em quem votariam, ou estão indecisos.
O Instituto Verus ainda pesquisou o conhecimento dos possíveis candidatos a governador. Marconi Perillo é o mais conhecido, com 62,1% dos entrevistados dizendo que o conhecem bem. Iris Rezende ficou com 56,5%. Ronaldo Caiado obteve 31,8%. Paulo Garcia ficou com 15,9%; Vanderlan Cardoso com 14,2%; Júnior Friboi 6,4%; Antônio Gomide 4,9% e José Eliton 4,1%.
Rejeição
O Instituto Verus perguntou aos eleitores em qual dos candidatos eles não votariam. As pessoas podiam escolher mais de um nome. O governador Marconi Perillo lidera com 31,3% dos votos. Ronaldo Caiado ficou com 19,8%; José Eliton obteve 17%; Paulo Garcia fica com 16,6%; Antônio Gomide teve 15,1%; Iris Rezende 15%; Júnior Friboi 12,9% e Vanderlan Cardoso é o menos rejeitado, com 10,2%. 26% não sabem dizer quem rejeitam, ou não rejeitam nenhum.
PRÉVIA PARA PRESIDENTE
Os eleitores foram estimulados a indicarem, entre os possíveis candidatos a presidente da República, em quem votariam caso as eleições fossem hoje. Dentre os presidenciáveis foram apontados a atual presidenta Dilma Rousseff (PT), o senador Aécio Neves (PSDB), governador do Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Nessa prévia, Dilma recebeu 41,1% dos votos, Aécio Neves (21,9%) e Eduardo Campos obteve 14,8%. Dentre os eleitores que votariam em branco ou anulariam o voto, o índice chegou a 12,8%; os indecisos chegaram a 9,5%.
Avaliação governamental
Ao serem questionados sobre a administração do governo de Goiás, 34,8% dos eleitores responderam que o desempenho do governador Marconi Perillo foi regular até o momento, mantendo um nível de aprovação neutra. Entretanto, os mesmos 34,8% se repetiram no índice que qualifica a aprovação do governo. Para esse resultado positivo, foram somadas as opiniões de 6,5% dos eleitores que consideraram a administração estadual como ótima e 28,3% dos entrevistados que afirmaram que o governo teve uma atuação boa.
Já o grau de reprovação do governador Marconi Perillo, entre os goianos, atingiu 26,6% dos entrevistados. Esse resultado foi maior que o da presidenta Dilma, pois corresponde à soma de 9,8%, daqueles que disseram que o governador Marconi Perillo teve uma atuação ruim, e 16,8% que reconheceram um desempenho péssimo na administração estadual. Os eleitores que não souberam chegaram à marca de 3,8%.
GOVERNO FEDERAL
De acordo com a pesquisa, a avaliação de desempenho administrativo da presidenta Dilma Rousseff prevalece como regular, conforme a opinião da maioria dos entrevistados (41,6%). Esse índice é considerado neutro na escala de aprovação, determinando uma leve satisfação dos goianos com o governo federal.
Conforme a opinião pública, o desempenho administrativo de Dilma foi aprovado por 38,8% dos entrevistados. Para determinar esse grau de aprovação, foram somados os resultados da escolha de 8,3% dos eleitores, que avaliaram a administração como ótima, e de 30,5%, como boa. Por outro lado, 18,3% reprovaram o desempenho da presidenta do Brasil, conforme a somatória da avaliação ruim (7,2%) e péssima (11%). Ao todo, 1,5% dos entrevistados não soube opinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário