CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

domingo, 13 de outubro de 2013

As Redes Sociais e a Blogosfera: Espaços Democráticos de Atuação Política.


Postado por Moisés Tavares

Artigo de Claudio J Ramos


Relações Sociais Modernas
O advento da Internet modificou, de forma substancial, as relações entre as pessoas, seja na forma, na velocidade ou na qualidade dessas relações sociais, com influência no campo pessoal, cultural, comercial, institucional ou científico.  Enfim, existe uma nova lógica irreversível em processo  nessa sociedade em constante mudança e evolução.
A Política se insere nesse contexto, permeada por essa nova lógica de relacionamentos, como resultado do engajamento dos jovens  no processo político, por meio das redes sociais, tais como  o Facebook, o Twitter e outras. Eles descobriram a força que essas redes têm quando se busca disseminar ideias e defender causas de várias naturezas, sejam elas de repúdio a preconceitos e dogmas, em todas as suas formas, ou para catalisar  apoio a questões urgentes, humanitárias e justas.
Mudanças na Atuação Política
A forma tradicional de se  fazer política, por meio de acordos espúrios e conchavos, em nome do poder pelo poder e da governabilidade ou para dar suporte a um Presidencialismo de coalizão,  vem sendo substituída, aos poucos, por um novo modo de atuação política – mais horizontal, polifônico e multicêntrico -,  e sem a obrigatoriedade de um líder carismático ou de um salvador da pátria que, de algum modo, tenha o poder de legitimar  e de encaminhar o atendimento das muitas vozes e das diferentes pautas de reivindicações populares.
Na realidade, há um desprezo popular à  forma de representatividade atual, por meio  dos partidos e dos políticos tradicionais. As pessoas não se sentem representadas por eles.  Muitos advogam a adoção da Democracia Direta no país, como forma de acesso os espaços públicos de poder.  Em resumo, as pessoas não querem  mais ser representadas por políticos oportunistas, corruptos e sem ética. O povo quer o fim dos velhos caciques da política e de donos de partidos.
Em resumo,  busca-se transparência e cidadania em todos os espaços políticos e de poder.  Há um clamor popular por candidatos Ficha Limpa e pela Reforma Política imediata. O que se busca, na verdade, é o resgate da Cidadania, e para tanto, há um movimento em curso no Brasil pela valorização do voto.
As Manifestações Populares
As  recentes manifestações populares no Brasil, principalmente no mês de junho de 2013, refletiram a força explosiva do povo, quando o  “gigante”, por diversas razões,  decidiu “mostrar a sua cara” com base em  redes de contatos sociais, ou seja, um exército de pessoas que foram às ruas com  o desejo de obter mudanças efetivas na qualidade de vida para todos.
A avaliação que se faz é que aqueles protestos de rua foram decorrentes da inoperância do Estado em disponibilizar às pessoas, políticas públicas de qualidade e pela demora da classe política e dos governos, nos diversos níveis,  em promoverem o encaminhamento das demandas populares. Mas os protestos de rua foram, principalmente, contra uma praga nacional: a corrupção.
As pessoas querem ser valorizadas, ouvidas e conquistar os seus espaços e ter o controle social dos agentes públicos;  querem exercer  o direito de apontar as falhas e os desmandos na gestão da coisa pública e não  serem mais,  apenas massa de manobra cooptadas por lideranças sem escrúpulos. Por outro lado,   os cidadãos brasileiros precisam ser, na prática,  protagonistas da construção desse algo novo,  desse novo caminhar, em termos políticos. Apesar de tudo, fica evidente que o povo quer gente séria na Política e nas instituições públicas, em substituição ao modelo falido atual.
As Redes Sociais e a Blogosfera: mídias democráticas
As Redes Sociais têm conquistado, de forma progressiva,  espaços nas diversas áreas da vida das pessoas, propiciando mudanças radicais e concretas, dando empoderamento político aos cidadãos, com influência decisiva na forma de  participação popular e com forte apelo na ampliação das conquistas populares. 
Igualmente, a Blogosfera tem se tornado  um espaço democrático para o debate de ideias e não apenas para legitimar discursos  vazios e projetos de poder,  de pessoas ou de partidos.  Em razão desse potencial de alcance e da influência dos blogs, as pessoas têm  buscado mais intensamente esses espaços democráticos, pois, a grande mídia tem seus interesses corporativistas dentro dos governos e representam  reais canais de dominação econômica e política. Na maioria das vezes, os grandes portais de comunicação apresentam-se como mídias fechadas aos processos de mudança em curso na sociedade atual, mas não de forma evidente, pois vale lembrar, a  sábia afirmação de McLuhan de que “o Meio é a Mensagem”.
FONTE;farolpolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário