CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

domingo, 20 de outubro de 2013

Iris Rezende deve ser o candidato a governador de Goiás pelo PMDB

Postado por Moisés Tavares
Iris Rezende (PMDB) e Paulo Garcia (PT): o candidato a governador e o candidato a vice; esta é a chapa que o primeiro considera ideal
O ex-governador de Goiás Iris Rezende articulou intensamente na semana passada. Mesmo que não quisesse, seu apartamento é reduto de reuniões e encontros com líderes políticos do PMDB e de outros partidos. “A casa de Iris é a Trindade do PMDB”, brinca um peemedebista. Trata-se, porém, de uma casa ecumênica — dada a variedade de políticos, empresários e até populares que a frequentam. A visitação é tão crescente que o peemedebista decidiu mudar-se para um escritório na Avenida T-9 — onde vai despachar ao lado de Iris Araújo.

A pergunta que se faz é: por que Iris é tão procurado? O Jornal Opção ouviu vários peemedebistas e, até, petistas na semana passada e colheu praticamente a mesma resposta, às vezes com ligeiras variações: Iris deve ser o candidato do PMDB a governador de Goiás. Nos encontros da semana, embora ainda não se tenha definido como “o” candidato — até porque está “esperando” o crescimento de Júnior do Friboi —, Iris conversou inclusive com petistas, como o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, sobre a aliança de Goiânia.

O projeto é o mesmo que vem se delineando há algum tempo: Iris para governador e Paulo Garcia para vice — com Júnior do Friboi para senador (ou vice; neste caso, Paulo Garcia iria a senador). É a chamada chapa dos sonhos de Iris e, também, do prefeito de Goiânia. Iris a quer. Paulo a quer. O PMDB e o PT a aceitam. Mas claro que há resistências. Os deputados federais Leandro Vilela e Pedro Chaves e o ex-deputado Marcelo Melo rejeitam a candidatura de Iris e dizem que, se não apostar na renovação, o PMDB vai perder mais uma eleição... para Marconi Perillo.

Na semana passada, depois das críticas de Ivan Ornelas e Wagner Guimarães, Friboi, no lugar de contemporizar, radicalizou. Na presença de Iris, é ameno. Longe de Iris, é agressivo contra o ex-prefeito de Goiânia e, segundo iristas, põe seus aliados para atacá-lo, sugerindo que é “ultrapassado”. Estaria falando, também, que, se Iris for para a convenção, será “atropelado”.

O que Friboi parece não entender é que, se vencer Iris na convenção, caminha para uma derrota acachapante. Porque, se unido o PMDB perdeu quatro eleições para o grupo de Marconi; dividido, certamente perderá a quinta. “Friboi pode se tornar o Pirro do Cerrado”, ironiza um peemedebista. O fato é que, mesmo admitindo que Friboi pode ser candidato, se conseguir se viabilizar, Iris articula como possível candidato. O peemedebista não quer afastar Friboi do processo, por isso, no momento adequado, será convidado a participar da chapa majoritária — como candidato a vice ou a senador. “Menino emburrado, Friboi diz que só aceita ser candidato a governador. Ora, no Exército nenhum soldado começa como general. Por que, na política, o empresário já quer chegar por cima? A ‘janelinha’, por enquanto, é de Iris”, diz um irista.
FONTE:JORNAL OPÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário