CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

domingo, 27 de outubro de 2013

O governador Marconi Perillo tende a ser reeleito, dizem dois pesquisadores e um marqueteiro

Postado por Moisés Tavares
Fernando Leite/Jornal Opção
Marconi Perillo: marqueteiro e pesquisadores dizem que o tucano é um político profissional






Jornal Opção ouviu dois pesquisadores, que opinaram em off, e um marqueteiro e a todos fez a mesma pergunta: “O governador Marconi Perillo tem chance de ser reeleito em 2014?”

O marqueteiro Célio Rezende acredita que, como político mais profissional de Goiás, atento inclusive às filigranas, “Marconi tende a ser reeleito. Enquanto a oposição briga, e não consegue decidir sequer se vai lançar candidato a governador este ano ou em abril de 2014, o tucano-chefe vai trabalhando, colocando seu bloco na rua e ocupando todos os espaços. Quando a oposição descobrir o que está ocorrendo, possivelmente será tarde. Parece que a oposição não está percebendo que já está falando de um Marconi que não existe, que ficou para trás. O Marconi de hoje começa a ser visto de modo diferente do Marconi de 2012. De fato, como notou o Jornal Opção, o gestor está contribuindo para, digamos, ‘revalidar’ ou ‘recuperar’ o político. Friso que Marconi só não será candidato se não quiser”.

Apesar de apostar que Mar­coni tem chance de ser reeleito, Rezende (que não é parente de Iris Rezende) faz uma sugestão. “Como está muito bem orientado do ponto de vista científico, Marconi está racionalizando, quer dizer, está fazendo obras e mostrando para a sociedade. É como se dissesse: ‘Enquanto os outros falam e criticam, eu faço’. É um argumento válido. Mas o governador deve trabalhar o emocional, aproximando-se mais da sociedade, evitando a assepsia às vezes recomendada por especialistas de outros Estados. A política de Goiás tem sua especificidade.”

Um pesquisador diz que a popularidade do governo Mar­coni saltou de 26% para 40%. “O líder tucano está em ascensão, especialmente porque está sendo avaliado como aquele gestor que faz e faz bem feito. Sobretudo, faz obras que atendem ao interesse público, como hospitais. A oposição parece não ter alternativa: briga muito. Até o momento, não há um nome novo que possa aglutinar as diferenças. O prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, é um nome forte, porque simboliza o novo com capacidade de gestão, mas não agrega nem mesmo o PT quanto mais o PMDB de Iris Rezende. No cenário atual, ninguém, nem mesmo Iris Rezende, supera, a médio prazo, Marconi. Os índices de Marconi em Goiânia ainda não são bons, mas, como as obras que está fazendo, tende a melhorá-los.”

O segundo pesquisador diz que o quadro de 2014, visto do ângulo de 2013, “é uma obra aberta”. Ele frisa que não há nada definido. “O governo Marconi está melhorando. Porém, em 2014 os eleitores vão avaliar muito mais o próprio tucano do que seu governo. Porém, dependendo de quem a oposição lançar para enfrentá-lo, por exemplo uma figura inexpressiva como Júnior do Friboi, Marconi vai acabar sendo reeleito. O que posso dizer é que poucos políticos são tão profissionais quanto ele.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário