CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

terça-feira, 15 de outubro de 2013

ALETRAS se reúne e define posse pública para 200 convidados

Postado por Moisés Tavares

Texto e fotos :Alberto Pessoa

Foto

Em reunião na manhã de domingo 13/10 na sede da escola Cetep, os membros da Academia Aguaslindense de Letras decidiram, entre outras, a organização da posse pública que será realizada em data a ser confirmada. Na oportunidade serão convidadas autoridades públicas, representantes de segmentos sociais da cidade, familiares dos acadêmicos, em recepção para mais de 200 pessoas. Os acadêmicos se apresentaram entre si e conversaram sobre diversos assuntos de interesse de Águas Lindas. Todas as pessoas presentes na reunião são consideradas intelectuais e pioneiras na defesa da cultura, das letras e do patrimônio do município.
Estiveram presentes na reunião Rômulo Víctor (Presidente), Marcos Barbosa (Secretário), João Reis (tesoureiro), Valter Melo (2º Tesoureiro), Júnior Marques (Relações Públicas e Marketing). José Lopes (Presidente do Conselho Fiscal), Ismar Lemes (Suplente do Conselho Fiscal), Evandro do Cetep (Suplente do Conselho Fiscal), Pedro Gomes (Suplentes do Conselho Fiscal), Professor Vanderley Santos. Antônio Vanderley (Gerente Acadêmico Social), Simone Teixeira dos Santos (Gerente Acadêmica Cultural). E ainda os acadêmicos Eliza Kwabara; Taynara Camilo; Eduardo Sheiki; Professor Mesquita; Aldo Moreira; Dr. Marrocos, Alberto Pessoa; Christiano Ramos; Jorge Luiz Teixeira Montanha, André Rocha. E os acadêmicos Beneméritos Francisco Lucemá (Dom Chicão); Ednaldo de Azevedo (Ninho dos Artistas), Marco Túlio;
A ALETRAS, Elegeu também o Escritor/Poeta Christiano Ramos na Cadeira 31 a qual tem RAUL SEIXAS como Patrono. Christiano é poeta, escritor e Presidente da ONG AMIGOS DA VIDA, instituição que defende a causa e os direitos das crianças soropositivas (Portadores do HIV) e Vice-Presidente do MEMORIAL RENATO RUSSO, instalando nos hospitais de todo o Brasil as BRINQUEDOTECAS RENATO RUSSO. Christiano foi amigo de infância do Poeta/Cantor Renato Russo e aceitou com carinho o Convite e a Indicação do Presidente Rômulo Víctor Lima para participar da ALETRAS.
Houve anda a confirmação do Professor/poeta André Rocha para titularidade da Cadeira 30 - Patrono LEÃO SOMBRA DO NORTE e do Escritor Jorge Luiz Teixeira Montanha para Acadêmico Titular da Cadeira 29 que tem GOIÁS DO COUTO como Patrono. Aprovou-se também os nomes de Madeira, Moisés Tavares, Carlos Mossoró, Osvaldo Maranhão, Aluísio da Artec, Pastor Valdivino Oliveira para ACADÊMICOS BENEMÉRITOS E HONORÁRIOS.
A ALETRAS ainda homenageou em caráter definitivo o Professor/escritor/Fundador e Primeiro Presidente da ATL - Academia Taguatinguense de Letras, LEÃO SOMBRA DO NORTE como PATRONO DA CADEIRA 30, recém falecido, por sugestão do atual Presidente da ATL o Professor/poeta/escritor cordelista GUSTAVO DOURADO, conhecido nacionalmente pelo Pseudônimo de "HARMAGEDON". Gustavo Dourado apadrinhou a ALETRAS para que se tornasse realidade a sua fundação em sintonia com o Presidente Rômulo Lima.

No Coquetel, que terá sua data ainda marcada, A ALETRAS fará lançamentos simultâneos de livros com a sua chancela "QUALIDADE LITERÁRIA ALETRAS", em especial a sua primeira "coletânea" de poesias e pensamentos tendo como autores os seus acadêmicos diversos. Também estarão programados, para esta ocasião, lançamentos de livros dos escritores/poetas: Júnior Marques, Rômulo Víctor, Pedro Gomes, Aldo Moreira, Jorge Montanha, Professora Rose, Professora Simone e da Acadêmica Vânia com seus contos, dentre outros lançamentos literários diversos. A ALETRAS assinou ainda parcerias com o INSTITUTO PRÓ-BAIRRO, INPALGO - INSTITUTO DOS PIONEIROS, CEDMU - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL, ONG AMIGOS DA VIDA, ONCOF - ORGANIZAÇÃO NACIONAL DE COMBATE À FOME para fomentação de projetos diversos de interesse social para o TERCEIRO SETOR.
Homenagem à Mulher
Foi colocado em pauta pelo Secretário da ALETRAS e Acadêmico Titular MARCOS BARBOSA e APROVADA uma homenagem/Menção honrosa às Mulheres, tendo em vista que atualmente as Publicações Literárias não enaltecem tanto as mulheres como antigamente, devido as formas que se tratam as mulheres em músicas e textos, hoje publicados, que as desrespeitam.

Escritores lamentam a falta de interesse pela leitura

Os escritores da ALETRAS lamentaram a falta de interesse por parte dos jovens e pessoas em geral, lamentou o Brasil não ter o hábito da leitura, que nem sempre se prestigiam os nossos escritores, a ALETRAS tem a missão de incentivar a CULTURA, A LEITURA e a VALORIZAÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA em especial a dos autores Aguaslindenses.
A recém fundada Academia tem ideais de realizar rodas de discussões literárias, feiras do livro, montar bibliotecas em diversos núcleos no nosso município aguaslindense, para isso contará com o apoio dos seus Acadêmicos Titulares, Beneméritos, Honorários, Correspondentes e demais apoiadores.Proporá parcerias também com o Poder Público Municipal, para que possa cultivar nas nossas crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos o prazer da leitura.
Além dos já criados Departamentos a ALETRAS aprovou um Setor que tratará de Informes, pesquisas e orientações para a área Médica, com temas para Psicologia e Saúde. Haverá trabalhos de pesquisa de campo que serão realizados pelo acadêmico Evandro do Cetep, Chistiano Ramos e André Rocha que são da área de saúde mental e em geral.
É importante frisar que A ALETRAS é uma entidade sem fins lucrativos, mantida por donativos e tem os seus escritores como os financiadores das suas próprias publicações, podendo fomentar projetos em parcerias diversas com os poderes públicos, quer Federal, Distrital, Estadual, Municipal ou com a Iniciativa Privada e está aberta à sugestões e apoio para o engrandecimento da literatura e daqueles que admiram a cultura literária.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário