CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Curto-circuito causa explosão em prédio de ministérios em Brasília

Postado por Moisés Tavares
Com informações da Agência EFE e G1.


Crédito:Reprodução

Uma explosão seguida por muita fumaça atingiu o prédio que abriga os Ministérios das Comunicações e dos Transportes, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, nesta quinta (24). O prédio teve que ser evacuado e, segundo o Corpo de Bombeiros, 30 pessoas passaram mal com a concentração de fumaça no piso térreo. Dessas pessoas, 16 foram levadas ao hospital e apenas duas mulheres, uma grávida e uma com hipertensão permanecem em observação.

Ainda de acordo com os bombeiros o ministro dos Transportes César Borges estava no prédio no início do incêndio e precisou de ajuda dos funcionários para deixar o complexo e ir embora. Já ministro Paulo Bernardo (Comunicações) não estava no prédio. O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Raymundo Damasceno, estava no prédio no momento em que o prédio foi esvaziado, mas ele não ficou ferido.

Perícia - A corporação informou que o princípio de incêndio ocorreu devido a uma explosão em uma subestação da Companhia de Energia de Brasilia (CEB) no subsolo do edifício que tem 19 andares. De acordo com o tenente-coronel Mauro Sérgio de Oliveira, a Defesa Civil e os bombeiros estão fazendo uma perícia para saber se será necessário interditar o local ou se amanhã ele estará preparado para receber os funcionários, embora os ministérios ainda estejam sem energia.

O subsecretário de Administração do Ministério das Comunicações, Ulysses Mello, disse que o curto-circuito provocou uma explosão. Segundo a CEB, não houve explosão. A companhia disse que técnicos da empresa foram enviados ao local do acidente para verificar o que houve e que a estação está passando por reformas “civis e de pintura”. Funcionários da empresa trabalharam no local na manhã desta quinta (25).

O subsecretário disse que um funcionário da empresa de energia estava no local no momento do curto-circuito, mas a CEB nega. Mello disse que a área onde houve o problema é restrita aos funcionários da empresa.

Problema antigo - Em fevereiro deste ano, um princípio de incêndio atingiu o mesmo edifício. Fumaça preta podia ser vista saindo do quarto e quinto andares do prédio, que foi  esvaziado. O fogo teve início após uma explosão na subestação da CEB responsável pelo abastecimento de energia dos dois ministérios, que dividem o mesmo prédio na Esplanada. Um transformador ficou danificado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário