CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

sábado, 19 de outubro de 2013

PREFEITURA DE ÁGUAS LINDAS IMPLANTA SISTEMA DE TRIAGEM NO HOSPITAL BOM JESUS

Postado por Moisés Tavares
Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM



Sob as orientações do prefeito Hildo do Candango, a Secretaria Municipal de Saúde de Águas Lindas de Goiás implantou no Hospital Municipal Bom Jesus o Protocolo de Atendimento ao Paciente Crítico. Foram criadas salas de Triagem e Acolhimento com profissionais de saúde treinados para o atendimento.  O Protocolo é recomendado pelo Ministério da Saúde à todas as unidades Básicas de Saúde.

O paciente é assistido por uma equipe multiprofissional composta por: enfermeiro, auxiliar de enfermagem, serviço social, equipe médica, profissionais da portaria/recepção e estagiários.

Para o prefeito, a medida  serve como tentativa de minimizar os efeitos da pressão na porta de entrada do Hospital, melhorando o acesso do cidadão à consulta médica e o atendimento aos pacientes que estão em estado mais grave.

Ao chegar ao serviço de urgência demandando necessidade aguda ou de urgência, o usuário é acolhido pelos funcionários da portaria/recepção ou estagiários e encaminhado para confecção da ficha de atendimento. Após a sua identificação, o usuário é encaminhado ao espaço destinado à Classificação de Risco onde é acolhido pelo auxiliar de enfermagem e enfermeiro que, utilizando informações da escuta qualificada e da tomada de dados vitais, se baseia no protocolo e classifica o usuário em: 

VERMELHO, ou seja, emergência (será atendido imediatamente na sala de emergência);
AMARELO, ou seja, urgência (será atendido com prioridade  sobre os pacientes classificados como VERDE, no consultório ou leito da sala de observação);

VERDE, ou seja, sem risco de morte imediato (somente será atendido após todos os pacientes classificados como VERMELHO e AMARELO); 

AZUL, ou seja, quadro crônico sem sofrimento agudo ou caso social (deverá ser preferencialmente encaminhado para atendimento). Se desejar poderá ser atendido após todos os pacientes classificados como VERMELHO, AMARELO e VERDE. 

Vale ressaltar que nenhum paciente poderá ser dispensado sem ser atendido, ou seja, sem ser acolhido, classificado e encaminhado de forma responsável a uma Unidade de Saúde de referência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário