PREVENÇÃO É A MAIOR PROTEÇÃO

PREVENÇÃO É A MAIOR PROTEÇÃO
PREVENÇÃO É A MAIOR PROTEÇÃO

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Operação desarticula esquema de imigração ilegal de goianos para os EUA

 


Os "coiotes" atuantes em Goiás já levaram ilegalmente 448 brasileiros para os EUA. Um dos suspeitos teve seu nome incluído na difusão vermelha da Interpol


Uma operação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira, 6, com o objetivo de combater e desarticular a ação de "coiotes" que promovem imigração ilegal para os Estados Unidos (EUA), pela Polícia Federal (PF). O contrabando de migrantes ocorre através da travessia da fronteira entre o México e os EUA, com mandados sendo cumpridos em Goiânia e Anápolis.

No total, foram cumpridos dois mandados judiciais, expedidos pela 11ª Vara da Justiça Federal de Goiás, sendo nove de busca e apreensão e três de prisão preventiva, em endereços ligados aos investigados. Um dos suspeitos teve seu nome incluído na difusão vermelha da Interpol.

Os "coiotes" atuantes em Goiás já levaram ilegalmente 448 brasileiros para os EUA. As investigações revelam que, entre 2018 e 2023, o grupo movimentou mais de R$ 59,5 milhões, oriundos dos pagamentos feitos pelos migrantes. O grupo coordenava o ingresso ilegal de brasileiros em território norte-americano, através da fronteira com o México. Muitos desses migrantes foram detidos pelas autoridades migratórias e deportados.

Além de atuar em Goiás, a organização criminosa tinha membros em outras unidades da federação e também nos EUA, responsáveis por receber aqueles que conseguiam cruzar as fronteiras de forma ilegal.

Mesmo com o pagamento dos valores cobrados, muitos migrantes não conseguiram cruzar a fronteira, sendo detidos e deportados para o Brasil. Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, lavagem de dinheiro e associação criminosa, cujas penas somadas podem ultrapassar 18 anos de reclusão.

Fonte:  https://www.dm.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário