CAMPANHA ENTORNO GOIÁS

CAMPANHA ENTORNO GOIÁS
CAMPANHA ENTORNO GOIÁS

domingo, 30 de junho de 2024

Goiânia celebra a diversidade no 9º Orgulho LGBTQIAPN+ neste domingo


 

Evento destaca diversidade e inclusão na Praça Universitária


Goiânia sediará o 9º Orgulho LGBTQIAPN+ neste domingo, 30, a partir das 14h na Praça Universitária. O evento, que é gratuito, faz parte das comemorações do Mês do Orgulho, celebrado em junho. A programação contará com a participação de diversos DJs, incluindo Thata Abusada, Big Big, Kevin Lovatelli, Amandita, Wesley Moraes, Romero e LB, prometendo animar o público.


Rayanne Eduarda que coordenou a 28ª Parada LGBTQIAPN+ de Goiânia. acervo pessoal

Em uma conversa com o Diário da Manhã, Rayanne Eduarda, uma mulher trans e militante do movimento LGBTQIAPN+, coordenou a 28ª Parada LGBTQIAPN+ de Goiânia. Ela compartilhou sua perspectiva sobre o mês do orgulho, “O mês do orgulho é significativo para mim, pois nos faz refletir sobre a violência extrema enfrentada pelos corpos LGBTs. Esta data reforça a importância de combater todo tipo de preconceito e discriminação, mostrando à sociedade nossa existência, direitos, contribuições tributárias e a necessidade de liberdade para sermos quem somos.”

Ela também comentou sobre o novo ambulatório trans em Goiânia, localizado no Cais do Novo Mundo que passou a realizar atendimento a , “A população travesti e transexual foi surpreendida com a abertura do ambulatório. Isso garante nosso acesso à saúde, proporcionando consultas dignas com profissionais qualificados. Anteriormente, eu estava na posição 177 na fila do ambulatório HGG, mas agora, com esse novo espaço, pude receber meus encaminhamentos e receitas de hormônio, o que faz toda a diferença para nós." completou

O Ambulatório Municipal de Processo Transexualizador, denominado TransViver, oferece uma gama de serviços que incluem consultas médicas, acompanhamento psicossocial, hormonioterapia e cirurgias de adequação sexual. Atualmente, o estado possui três unidades; uma em Itumbiara, outra em Senador Canedo, além do recente funcionamento na capital.

O evento que acontece amanhã, conta com o apoio da Secretária Municipal de Cultura de Goiânia (Secult) através do projeto Goiânia de Todas as Cores, o evento ganha destaque pela sua importância para a cidade. A Secult enfatiza o compromisso em acompanhar e valorizar o público diversificado, que tem conquistado respeito e espaço através dos talentos revelados nos eventos promovidos pelo município, que é o maior do país.

Comunidade LGBTQIAPN+

A sigla LGBTQIAPN+ representa uma ampla gama de identidades de gênero e orientações sexuais, incluindo lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer ou questionantes, intersexo, assexuais ou arromânticos, pansexuais e não-binários. Cada grupo dentro dessa sigla contribui para a inclusão e visibilidade de diferentes experiências e identidades.

Junho é reconhecido como o "Mês do Orgulho", com destaque para o dia 28 de junho, que marca a luta pela emancipação e aceitação dessas comunidades. Este mês simboliza a contínua luta pelos direitos civis, pelo respeito e pela igualdade, comemorando eventos históricos como o levante de Stonewall em 1969, que foi um ponto crucial no movimento moderno pelos direitos LGBTQIAPN+.

A importância da inclusão e respeito

A comunidade LGBTQIAPN+ tem enfrentado uma longa história de discriminação e violência. Eventos como o Orgulho LGBTQIAPN+ são essenciais para promover a educação, desafiar preconceitos e criar um ambiente de aceitação e igualdade. Eles oferecem um espaço seguro para a comunidade expressar suas identidades, celebrar suas conquistas e continuar a luta por direitos iguais.

A comunidade LGBTQIAPN+ busca construir uma sociedade mais justa e inclusiva. E a visibilidade juntamente com o evento em Goiânia, para os participantes do evento, reforça a importância da diversidade e do respeito, destacando o compromisso da cidade em caminhar com todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero

Fonte:  https://www.dm.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário