ENTREGA DE KITS DE ENXOVAL PARA AS MÃES

ENTREGA DE KITS DE ENXOVAL PARA AS MÃES
ENTREGA DE KITS DE ENXOVAL PARA AS MÃES

domingo, 30 de junho de 2024

Goiânia celebra a diversidade no 9º Orgulho LGBTQIAPN+ neste domingo


 

Evento destaca diversidade e inclusão na Praça Universitária


Goiânia sediará o 9º Orgulho LGBTQIAPN+ neste domingo, 30, a partir das 14h na Praça Universitária. O evento, que é gratuito, faz parte das comemorações do Mês do Orgulho, celebrado em junho. A programação contará com a participação de diversos DJs, incluindo Thata Abusada, Big Big, Kevin Lovatelli, Amandita, Wesley Moraes, Romero e LB, prometendo animar o público.


Rayanne Eduarda que coordenou a 28ª Parada LGBTQIAPN+ de Goiânia. acervo pessoal

Em uma conversa com o Diário da Manhã, Rayanne Eduarda, uma mulher trans e militante do movimento LGBTQIAPN+, coordenou a 28ª Parada LGBTQIAPN+ de Goiânia. Ela compartilhou sua perspectiva sobre o mês do orgulho, “O mês do orgulho é significativo para mim, pois nos faz refletir sobre a violência extrema enfrentada pelos corpos LGBTs. Esta data reforça a importância de combater todo tipo de preconceito e discriminação, mostrando à sociedade nossa existência, direitos, contribuições tributárias e a necessidade de liberdade para sermos quem somos.”

Ela também comentou sobre o novo ambulatório trans em Goiânia, localizado no Cais do Novo Mundo que passou a realizar atendimento a , “A população travesti e transexual foi surpreendida com a abertura do ambulatório. Isso garante nosso acesso à saúde, proporcionando consultas dignas com profissionais qualificados. Anteriormente, eu estava na posição 177 na fila do ambulatório HGG, mas agora, com esse novo espaço, pude receber meus encaminhamentos e receitas de hormônio, o que faz toda a diferença para nós." completou

O Ambulatório Municipal de Processo Transexualizador, denominado TransViver, oferece uma gama de serviços que incluem consultas médicas, acompanhamento psicossocial, hormonioterapia e cirurgias de adequação sexual. Atualmente, o estado possui três unidades; uma em Itumbiara, outra em Senador Canedo, além do recente funcionamento na capital.

O evento que acontece amanhã, conta com o apoio da Secretária Municipal de Cultura de Goiânia (Secult) através do projeto Goiânia de Todas as Cores, o evento ganha destaque pela sua importância para a cidade. A Secult enfatiza o compromisso em acompanhar e valorizar o público diversificado, que tem conquistado respeito e espaço através dos talentos revelados nos eventos promovidos pelo município, que é o maior do país.

Comunidade LGBTQIAPN+

A sigla LGBTQIAPN+ representa uma ampla gama de identidades de gênero e orientações sexuais, incluindo lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer ou questionantes, intersexo, assexuais ou arromânticos, pansexuais e não-binários. Cada grupo dentro dessa sigla contribui para a inclusão e visibilidade de diferentes experiências e identidades.

Junho é reconhecido como o "Mês do Orgulho", com destaque para o dia 28 de junho, que marca a luta pela emancipação e aceitação dessas comunidades. Este mês simboliza a contínua luta pelos direitos civis, pelo respeito e pela igualdade, comemorando eventos históricos como o levante de Stonewall em 1969, que foi um ponto crucial no movimento moderno pelos direitos LGBTQIAPN+.

A importância da inclusão e respeito

A comunidade LGBTQIAPN+ tem enfrentado uma longa história de discriminação e violência. Eventos como o Orgulho LGBTQIAPN+ são essenciais para promover a educação, desafiar preconceitos e criar um ambiente de aceitação e igualdade. Eles oferecem um espaço seguro para a comunidade expressar suas identidades, celebrar suas conquistas e continuar a luta por direitos iguais.

A comunidade LGBTQIAPN+ busca construir uma sociedade mais justa e inclusiva. E a visibilidade juntamente com o evento em Goiânia, para os participantes do evento, reforça a importância da diversidade e do respeito, destacando o compromisso da cidade em caminhar com todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero

Fonte:  https://www.dm.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário