CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

terça-feira, 10 de outubro de 2023

Um pastor afrodescendente fundou a Assembleia de Deus no Estado de Goiás

 

Antônio Moreira, sua mulher e os filhos | Foto: Arquivo da Assembleia de Deus




A Assembleia de Deus foi fundada no ano de 1936 — há 87 anos — pelo pastor Antônio Moreira do Carmo, um homem simples, pedreiro e afrodescendente


A Igreja Evangélica Assembleia de Deus foi fundada no Brasil, em Belém do Pará, no ano de 1911, pelos missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren. Segundo relato dos fiéis, os dois missionários receberam uma ordem divina para uma missão, em uma cidade chamada Belém, embora nunca tivessem ouvido falar o nome Belém. Após olharem no mapa, descobriram que se tratava de um município localizado ao Norte do Brasil.

No ano de 1910, Berg e Vingren desembarcaram em Belém do Pará, a bordo de um barco, que havia saído de Los Angeles. Ao chegarem ao Brasil, iniciaram, de imediato, a pregação do Evangelho, que era baseada em alguns pontos cruciais, tais como: Jesus salva, Jesus cura, Jesus batiza com o Espírito Santo (o falar em línguas estranhas), Jesus leva para os céus. A princípio, os dois missionários fizeram parte da Igreja Batista, mas depois, por causa de divergências doutrinárias, Daniel Berg e Gunnar Vingren, juntamente com um pequeno grupo de membros, fundaram, no dia 18 de junho de 1911, a Assembleia de Deus no Brasil, na residência da senhora Celina Albuquerque, localizada em um dos bairros de Belém do Pará.

Em Goiás, a Assembleia de Deus foi fundada no ano de 1936 — há 87 anos — pelo pastor Antônio Moreira do Carmo, um homem simples, pedreiro e afrodescendente.

Antônio Moreira veio do Rio de Janeiro para trabalhar na construção do Palácio das Esmeraldas. Ao chegar em Goiânia, recebeu ordens do pastor Paulo Leivas Macalão, na época presidente da Assembleia de Deus de Madureira, no Rio, de iniciar a Assembleia de Deus em Goiás.

O primeiro batismo nas águas da Assembleia de Deus em Goiás aconteceu em dezembro de 1936, no Córrego Botafogo, cujas águas eram limpas e cristalinas. Com o passar dos anos, o número de membros da Assembleia de Deus em Goiás foi crescendo, ocasionando a construção do primeiro templo da Assembleia de Deus em Goiás, localizado na Rua 55, número 18, no Setor Central de Goiânia.

Depois de Goiânia, Assembleia de Deus foi fundada em Anápolis. Em seguida, fundaram uma Igreja Assembleia de Deus na Fazenda Samambaia, no município de Aurilândia, que foi um dos marcos do pentecostalismo em Goiás. Atualmente, a Assembleia de Deus está presente em todos os municípios do Estado de Goiás e na maioria dos bairros de Goiânia, sob a liderança de duas grandes convenções Nacionais, a CGADB, Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, que foi a pioneira, tendo como líder o pastor José Wellington Bezerra, e a Convenção Nacional de Madureira, que tem como presidente o bispo primaz Manoel Ferreira, além de inúmeras igrejas de ministérios independentes.

Giovani Ribeiro Alves e escritor, poeta e pastor da Assembleia de Deus, em Goiânia.


Fonte:https://www.jornalopcao.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário