CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Governo de Águas Lindas trabalha para previnir a dengue no município

Postado por Moisés Tavares
Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos :Ascom

Governo de Águas Lindas trabalha para previnir a dengue no município

Ao assumir o cargo de prefeito em janeiro deste ano, em meio a uma epidemia de dengue, o prefeito Hildo do Candango, através da Secretaria de Saúde e a Diretoria de Atenção à Saúde desencadearam ações sistematizadas e efetivas de combate ao mosquito transmissor e à prevenção à doença.
O último Levantamento de Índice Rápido do Aediys Aegypti (LIRAa), feito entre os dias 21 a 25 de outubro pela Coordenação de Endemias, onde ficou constatado que o município apresenta Baixo Índice de Infestação. Os números compõem o banco de dados do Ministério da Saúde e Suvisa-GO.
O Índice de Infestação Predial em Águas Lindas atualmente é de 0,4%, aceitável como Baixo Risco pelo Ministério da Saúde. Segundo o prefeito Hildo  os resultados positivos de combate a dengue demonstram o trabalho realizado com todo emprenho pelas equipes de saúde.
As atividades de combate ao mosquito da dengue em Águas Lindas estão focadas no Plano  de Contingência e Enfrentamento da Dengue, sugerido pelo prefeito Hildo do Candango e aprovado pela Comissão Intergestores Regional (CIR).
O Plano  identifica as necessidades de materiais, EPIS (Equipamentos de Segurança), aquisição de veículos e materiais permanentes para atender a demanda local preconizada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é manter a menos de 1% a infestação predial pelo Aedes aegypti  em todos os bairros da cidade, detectar precocemente os casos de dengue evitando a letalidade das formas graves.
Consta ainda no Plano de Contingência,  o trabalho  de equipe para fazer busca ativa de todos os casos suspeitos de dengue, integração das equipes do Programa Saúde da Família com os Agentes de Combate as Endemias, na execução das ações.
O Plano contempla principalmente a questão ambiental e vetorial. A definição de estratégias, além das relativas à assistência, passa pela qualificação da vigilância epidemiológica e entomológica, apoio laboratorial, ações integradas de educação em saúde, comunicação e mobilização social, saneamento e suporte legal para as ações criadas pela nova administração.
E ainda  ações educativas contra a dengue na rede de ensino básico e fundamental, divulgação de informações dirigidas ao Secretário de Saúde sobre os trabalhos sendo desenvolvidas e as estratégias a serem adotadas. Incentivo a participação da população na fiscalização das ações de prevenção e controle da dengue executada pelo poder público, utilizar material educativo de verificação de foco de dengue no trabalho dos ACS.

Clique para ver em tamanho real DSC00993.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário