CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A importância das web rádios para novos jornalistas

Postado por Moisés Tavares
Escrito por Anderson Cheni

Se tem um setor que se prolifera no Brasil, esse é o das web rádios. São emissoras que vão muito além da retransmissão da tradicional AMs ou FMs. São 100% online. Elas podem ser segmentadas por times ou torcidas de futebol – e até de empresas diversas. Muitas dessas novas “webs” viraram a porta de entrada para estudantes, radialistas e jornalistas que buscam oportunidades nas emissoras com dial fixo, mas sequer conseguem um teste.
Em São Paulo, destacamos duas emissoras que merecem respeito, pois estão nos estádios e fazem uma cobertura que não fica a desejar em comparação com prefixos renomados e tradicionais. São elas: Rede Contínua e RNN (Rede Nacional de Notícias). Entre as segmentadas estão Web Lusa, Verdão, Coringão, Santista e tantas outras espalhadas pelo Brasil.
00000-a-a--webradioGabriel Dias, da Rede Contínua, tem apenas 16 anos
(Imagem: Arquivo Pessoal-Facebook)
Na maioria das webs, os funcionários são colaboradores ou ganham cachês modestos, em troca praticam e fazem o que mais gostam. Como as webs são novas, ainda não existe legislação específica, tanto que a Federação Paulista de Futebol (FPF) e a Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp) ainda não autorizam a entrada do repórter de web rádio no gramado.  
Algumas emissoras já estão de olho nesse novo segmento que cresce dia a dia, tanto que alguns trabalham ou trabalharam em emissoras com dial fixo. A Rádio Capital, antes da terceirização com a ESPN, contratou o narrador Gomão Ribeiro, da Web Lusa. No início do projeto, a Bradesco Esportes FM conta com Ivan Bruno, que tinha saído da web e, hoje, atua como narrador na Conexão FM.
00000-a-a-gomao-webGomão Ribeiro atua na Web Lusa (Imagem: Arquivo Pessoal-Facebook)
Outro exemplo é Guilherme Pallesi, responsável pela programação noturna da Bradesco Esportes FM na capital paulista, que começou no meio pela extinta Rádio Futebol Clube (RF C). Outra web rádio que não existe mais é a Voz do Futebol, que era uma das mais fortes no segmento, mas não resistiu à falta de patrocínio.  
Não podemos negar o fato de ter muita gente boa por aí na web, podendo ter futuro promissor na profissão, desde que os meios de comunicação, especificamente o rádio, melhore.
cheni-coluna-novafoto(*) Jornalista. Editor do blog Cheni no Campo, apresentador e comentarista da RIT TV, comentarista esportivo do Portal Terra e colunista de esportes da Nossa Rádio FM. Com mais de 20 anos de atuação na cobertura esportiva, soma passagens por emissoras de rádio de Mato Grosso e Capivari (SP). Em São Paulo, trabalhou nas rádios Record, Capital, Globo e CBN e nas TVs Sky e Rede Brasil. Foi editor-chefe do extinto jornal O Fiel.

Fonte:Comunique-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário