CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

sábado, 16 de novembro de 2013

Evangélicos já estão no comando de cinco partidos do Distrito Federal

Postado por Moisés Tavares
 (Montagem sobre fotos de: Rafael Ohana/CB/DA Press - 15/12/9; Luiz Cruvinel -3/1/12 e Iano Andrade/CB/DA press - 4/1/13)Cinco partidos do Distrito Federal possuem na chefia líderes religiosos protestantes, o que demonstra a força do segmento no pleito do ano que vem. E não é segredo que o quinteto vem se reunindo para ter mais espaço nas negociações locais



O deputado federal Ronaldo Fonseca é presidente do recém-criado Pros (Luiz Cruvinel/Divulgação - 3/1/12 )
O deputado federal Ronaldo Fonseca é presidente do recém-criado Pros

Na construção de uma candidatura majoritária, o postulante a um cargo público no Distrito Federal não poderá deixar de buscar o apoio de um segmento religioso que já comanda cinco partidos na capital da República. Para 2014, evangélicos ligados a diferentes correntes protestantes serão cada vez mais cobiçados pelos candidatos ao governo. Não só pela inédita representatividade em legendas partidárias, mas pelo discurso político-religioso professado que se confunde com a promessa de uma nova era. Os segmentos religiosos, especialmente o evangélico, serão determinantes para a configuração política no próximo ano.

Pela primeira vez na capital, cinco partidos serão comandados por evangélicos durante uma eleição. São eles o PP, PRB, PTN, Pros e PSC. O plano desse grupo para o próximo ano é unir-se durante a formação das coligações proporcionais e majoritárias para postular candidaturas mais representativas, como a de senador ou até a de vice-governador, caso o PMDB rompa a aliança com o PT. Com as nominatas formadas, os cinco presidentes reúnem-se regularmente para chegarem fortalecidos às vésperas das eleições. Mas há o desafio de centralizar tantos interesses em torno de uma única proposta.

Presidente do PSC-DF, Egmar Tavares, pastor há quase 25 anos na Assembleia de Deus de Madureira, é pré-candidato a deputado distrital e conhece a força do segmento evangélico na política. “Para qualquer lado que nós formos, podemos definir uma eleição. Queremos negociar espaço e quem nos der maiores condições vai levar vantagem”, resume. Irmão de Tavares e presidente do PRB, o pastor Wanderley Tavares reforça o coro pela busca à vaga de senador na aliança governista. Para ele, se o segmento chegar unido em 2014, terá cacife suficiente para eleger ou indicar um nome. “Até agora não sabemos quem será nosso candidato, mas o principal é manter as articulações para negociarmos lá na frente”, afirma. 

Fonte:Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário