Postado por Moisés Tavares
Fonte: portal Valparaíso Web.
Foto: Valparaíso Web
O município de Valparaíso de Goiás, situado na região do entorno do Distrito Federal, receberá um campus da Universidade Estadual de Goiás [UEG], graças à atuação política da Prefeita Lucimar Conceição (PT) e da colaboração da Câmara Legislativa.
Alguns dos principais entraves para a vinda da UEG para Valparaíso foram a falta de infraestrutura educacional, inexistência de assistência estudantil e falta de professores e de técnicos administrativos – dificuldades enfrentadas pelas demais unidades da Universidade instaladas em todo o Estado de Goiás.
Diante dos graves obstáculos à instalação da Unidade de Ensino Superior na cidade, os reitores foram incisivamente contrários à aprovação, também pela falta de investimento no campus vizinha Luziânia e da capital Goiânia – como noticiou o G1 este ano -, o que remete à conclusão de que a UEG seria mais um problema para o município e não uma ação com a finalidade de atender os anseios da população.
O conturbado processo, que se arrasta desde 2011, só chegou ao resultado positivo com o diálogo estabelecido entre a prefeita Lucimar e os representantes da Universidade, que tomaram decisões no sentido de viabilizar a concretização da ação desde sua localização, que contou com a doação de terreno por parte da Prefeitura, até o empenho da despesa, que marca o primeiro estágio da execução orçamentária e financeira.
Foi louvável a habilidade com que Lucimar Conceição administrou todos os impasses junto à cúpula da UEG. Lamentavelmente, a criação de novos campus no estado tem sido vista como medida eleitoreira e por esse motivo tem esbarrado na resistência dos gestores da Universidade, mas a prefeita apresentou Valparaíso, demonstrou a necessidade dos habitantes e materializou o aguardado sonho dos estudantes que, ou são obrigados a custear o aprendizado, ou a se locomover para o Distrito Federal para ter acesso ao ensino superior gratuito na UNB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário