sábado, 21 de fevereiro de 2026

CERTIDÃO NACIONAL CRIMINAL ( CNC)

 



A Certidão Nacional Criminal (CNC) foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Resolução n. 665/2025 e terá função dupla: atestar a existência ou a inexistência de condenações criminais transitadas em julgado e servir como certidão de distribuição processual criminal em âmbito nacional.

A nova certidão será pública, gratuita e emitida preferencialmente pelo Portal Gov.br, enquanto a Folha de Antecedentes Criminais (FAC), que reúne todo o histórico judicial e infracional, continuará restrita aos órgãos de persecução penal. A validade será de 30 dias corridos, contados da data da emissão.

Origem dos dados – Os dados que gerarão a certidão farão parte do Sistema Nacional de Informações Criminais (SINIC) sob gestão da Polícia Federal. Esse sistema também será a base de dados central para a emissão da Folha de Antecedência Criminais (FAC).

Registro Federal Único – A Resolução do CNJ também determina que “cada indivíduo possuirá um Registro Federal (RF) único, gerado a partir da combinação de dados biográficos e biométricos” que serão vinculados aos Boletins Individuais Criminais (BIC).

#DescriçãoDaImagem: Foto de uma impressão digital azul de um dedo. A frente o título: "Institucional", abaixo o texto: "Certidão Nacional Criminal instituída pelo CNJ vai unificar emissão de antecedentes em todo o país".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.