segunda-feira, 11 de março de 2024

Casal abandona gatos presos em malas, um dos gatos morreu asfixiado

 

— Foto Divulgação : PCGO

O homem alegou que os gatos eram da sua irmã, que não tem mais condições de cuidar dos animais. Então, ele se prontificou a "se desfazer" dos gatinhos


Um casal foi levado para delegacia da Polícia Civil na sexta-feira, 8, após uma denuncia de maus-tratos e abandono de quatro gatos dentro de uma mala em um lote baldio, Jardim Balneário Meia Ponte, em Goiânia, através do disque-denúncia 197.

Câmeras de segurança registraram a ação do casal que ocorreu na noite de quinta-feira, 7. O homem pára o veículo em frente ao lote baldio, uma mulher desce com uma sacola e entra no terreno seguida pelo homem, que volta ao carro abre o porta-malas e pega uma mala grande, abre e joga os gatinhos no lote. Um deles já estava morto.

Na filmagem é possível ver que um cachorro está dentro do porta-malas, sendo levado inadequadamente fora da caixa de transporte recomendada, e em um local que apresenta riscos por não haver segurança.

Assim que recebeu a denúncia a PC foi ao local e confirmou o abandono. O gato encontrado morto passou por necropsia, a qual atestou que o animal estava doente, mas por ter sido transportado em local fechado e no porta-malas do veículo, isso contribuiu com a sua morte.

Reprodução: PCGO. Reprodução: PCGO

O casal foi levado para delegacia para prestarem depoimentos, o homem alegou que os animais eram da sua irmã que está com problemas de saúde e não tem mais condições de cuidar dos animais. Então, ele se prontificou a "se desfazer" dos animais. Sua esposa sabia e participou da ação, sendo considerada cúmplice dos abandonos.


Embora o casal tenha confirmado os abandonos dos gatinhos, não foram presos, sendo liberados após o depoimento, por não estarem em situação de flagrante.

O cachorro que estava no porta-malas, segundo o homem, estava em situação de maus-tratos por omissão de sua irmã, mas que ele ia cuidar do animalzinho. Pois segundo ele, a intenção era abandonar somente os gatos.





Casal abandona gatos presos em malas, um dos gatos morreu asfixiadoCasal abandona gatos presos em malas, um dos gatos morreu asfixiadoCasal abandona gatos presos em malas, um dos gatos morreu asfixiado

Casal abandona gatos presos em malas, um dos gatos morreu asfixiado

A equipe do Grupo de Proteção Animal, de Goiânia , 1° DRP com apoio da Agência Municipal do Meio Ambiente de Goiânia (AMA), conseguiu capturar dois gatos vivos, que foram acolhidos pelo Projeto Eco Cats. Um dos gato não foi possível resgatar, foi solicitado apoio para o Centro de Zoonoses para captura.

O cachorro está sob a responsabilidade provisória de um familiar da investigada, mas precisa de cuidados e um novo tutor. A PC continua realizando apuração do caso, e os investigados poderão responder pelo crime de maus-tratos qualificado, com pena de dois a cinco anos de prisão.

A PC informa que quem tiver interesse em adotar e ajudar os gatos, entrar em contato com o instagram do Projeto Eco Cats, e de acolher o cão, entrar em contato com o GPA (62) 32012350/2326.

Fonte:  https://www.dm.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário