CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA- INFRAESTRUTURA

sábado, 30 de dezembro de 2023

Virada do ano: veja o que abre e o que fecha no DF

 

14/03/2023 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - Isto é Brasília - Biblioteca Nacional de Brasília Leonel de Moura Brizola - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Entre 31 de dezembro e 1º de janeiro o funcionamento de alguns serviços terá interrupções. Confira

Com a véspera e o feriado de Ano-Novo chegando, o Correio mostra o que vai funcionar na capital. Entre 31 de dezembro e 1º de janeiro, confira como ficam os serviços.

Saúde

A Secretaria de Saúde (SES-DF) comunicou que o SAMU, as emergências dos hospitais regionais, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem, em plantão 24 horas, assim como a emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

As unidades básicas de saúde (UBSs) estarão fechadas na segunda-feira e voltam a atender normalmente na terça-feira, a partir das 7h. Haverá vacinação hoje em 32 locais, mas amanhã e na segunda-feira as salas de vacina estarão fechadas. Os ambulatórios, policlínicas e farmácias de alto custo não abrem de hoje a segunda.

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão 24h do dia 30 ao 1º, enquanto os Caps tipos I e II, o Caps AD II e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi) estarão fechados.

Comércio

Os estabelecimentos comerciais funciona normalmente hoje. Amanhã, será de acordo com a escolha do lojista. Shoppings funcionam até, no máximo, 16h. Na segunda-feira, o comércio não abre

Transporte público

Ônibus

Os coletivos circularão com uma programação especial na passagem do ano para 2024, incluindo reativação de linha e reforço de viagens. Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), a linha 103.1, da Piracicabana, foi reativada para atender o itinerário Rodoviária do Plano Piloto/Pontão do Lago Sul. As viagens serão realizadas conforme a demanda e a linha deverá ter, no mínimo, uma viagem por hora a partir das 12h de amanhã. A linha atende também os passageiros que desejarem se deslocar para a Praça dos Orixás. Também serão reforçadas as viagens de ônibus para atender as festas de fim de ano em Planaltina e em Ceilândia.

Metrô

Os trens circularão das 10h de amanhã às 4h de segunda-feira. A Estação Central terá embarque e desembarque em todo o período, enquanto as demais estações terão após 23h30, apenas desembarque.

No dia 1º, o metrô não funcionará e os trens voltarão a circular a partir das 5h30 do dia 2. Em razão da suspensão, a Semob determinou que as operadoras reforcem as viagens de ônibus nas regiões de Samambaia, Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e Guará.

Forças de segurança

A Polícia Militar (PMDF) funcionará de forma ininterrupta. A corporação pode ser acionada a qualquer momento pelo número 190.

Todas as 31 delegacias circunscricionais da Polícia Civil do Distrito Federal funcionarão em regime de plantão ininterrupto. Também funcionam 24 horas as duas delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM I e II) e as duas delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II).

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) opera ininterruptamente. O contato pode ser feito pelo telefone 193. Já os serviços de expediente administrativo interno não funcionam aos fins de semana e feriados.

O atendimento da Defesa Civil será em regime de plantão, com equipes de técnicos plantonistas todos os dias, durante 24 horas. Em caso de qualquer intercorrência, a Defesa Civil pode ser acionada pelos telefones 193 ou 199.

Operações de trânsito

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informou que não haverá atendimento ao público de forma presencial no domingo e na segunda. Os serviços digitais estarão disponíveis no Portal de Serviços e aplicativo Detran Digital.

Serviço social

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), os restaurantes comunitários fecharão, exceto as unidades de Planaltina, Recanto das Emas, Sol Nascente e Arniqueira.

Os Centros Pop fecham apenas na segunda-feira, enquanto as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Convivência (Cecon) estarão fechadas a partir de hoje. As Unidades de Acolhimento, a Unidade de Proteção Social (UPS) e a Central de Atendimento funcionarão normalmente.

Justiça e Cidadania

Não haverá atendimento presencial nos da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) nos dias 31 de dezembro e 1° de janeiro - ou seja, estarão fechadas todas as unidades do Na Hora, Procon, conselhos tutelares, Centro Integrado 18 de Maio e Núcleos do Programa Direito Delas. Em casos urgentes, entre em contato com os seguintes telefones:

Conselhos Tutelares - telefone 125;

Centro Integrado 18 de Maio - (61) 98314-0636, das 8h às 20h;

Núcleos do Programa Direito Delas - (61) 983820130

Lazer

O Jardim Zoológico de Brasília estará aberto todos os dias. Já o Jardim Botânico de Brasília não abrirá no dia 1º. O Planetário de Brasília, pro sua vez, estará fechado amanhã e segunda. 

Água e energia

A Caesb informa que não haverá expediente e atendimento nos escritórios e postos do Na Hora em 31 de dezembro e 1º de janeiro. As lojas de atendimento presencial da Neoenergia Brasília também estarão fechadas.

Fonte:  https://www.correiobraziliense.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário