CAMPANHA ENTORNO GOIÁS

CAMPANHA ENTORNO GOIÁS
CAMPANHA ENTORNO GOIÁS

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Projeto de lei de autoria do vereador DR GUILHERME, que "institui a politica municipal de prevenção e combate ao suicídio e da valorização da vida", foi sancionado pelo prefeito LUCAS ANTONIETTI

 



Foi sancionado pelo Prefeito Dr. Lucas a Lei Municipal 1.651/23 de autoria do Vereador Dr. Giilherme, onde "Institui a política municipal de prevenção e combate ao suicídio é da valorização da vida no município de Águas Lindas de Goiás e dá outras providências".

Uma lei que visa uma orientação interdisciplinar entre os profissionais da saúde e educação, que por meios dos canais de atendimento pessoal, orientação e suporte a família com pessoas que sofrem de depressão e tentativas de autoextermínio, possam promover palestras, cursos, eventos, oficinas e audiência pública no intuito de gerar conhecimento acerca da temática. 

O Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio, um tema delicado e que muita gente evita falar sobre. Seja pela falta de informação, ou por não saber lidar com amigos, colegas e familiares que podem passar por isso. 

Mas isso não pode se tornar um impedimento de fala sobre o assunto. Afinal, o primeiro passo para resolver esse problema de saúde pública é reconhecer que o suicídio não só existe, como também é mais comum do que se imagina. 

Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe. 

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente com um suporte de um profissional da area, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.

Basta ligar 188


VAMOS JUNTOS PELA VALORIZACAO DA VIDA, VC NÃO ESTA SOZINHO(A) 🎗


Um abraço a todo(a)s 🙌🏻 ♥️ 

Vereador Dr. Guilherme ✨️

Nenhum comentário:

Postar um comentário