CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

terça-feira, 18 de março de 2014

Tempo de TV: Poderá ser fator preponderante para eleger próximo governador do DF

Postado por Moisés Tavares

O principal triunfo de Agnelo Queiroz para pressionar seus oponentes nas eleições de 2014 é o seu tempo de televisão no horário eleitoral gratuito. De acordo com informações preliminares, o atual governador do DF poderá dispor de até 2 minutos em cada bloco, dependendo da regra adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Considerada a principal arma eleitoral, o tempo de TV dos candidatos ao Buriti neste ano ainda está indefinido, pois depende da composição da coligação de cada partido para que seja traçado o tempo, que deverá acontecer entre o final de abril e início de junho. ...

Apesar de amargar baixa popularidade e índice de reprovação de 93% dos eleitores do DF, Agnelo Queiroz tem apoio de pelo menos 17 partidos, que hoje compõem a base de apoio do governo. Entre eles estão: PTC, PT do B, PTB, PEN, PTN, PRB, PCdoB, PFL, PMDB, PPL, PV, PROS e Solidariedade.

No que tange à composição de partidos, de acordo com especialistas, das 17 legendas da base aliada, pelo menos cinco devem cair fora e se aliarem a candidatos oposicionistas.

Todavia, pelo menos duas legendas tendem a seguir caminhos diferentes no pleito de 2014 na caminhada ao Buriti. O PROS tem sinalizado que vai apoiar a reeleição de Agnelo Queiroz. Já o Solidariedade ganha o perfil oposicionista, aproximando-se do tucano Luiz Pittiman(PSDB), se realmente for confirmado sua candidatura ao Buriti.

Outro ponto que vem sendo comentando nos bastidores sobre a corrida ao Buriti é a falta de candidatos de peso para concorrer ao pleito de 2014. Nesse quesito, apesar da baixa popularidade, Agnelo Queiroz poderá levar a melhor. Há quem diga que o atual governador venceria as eleições por “W.O” (sigla para Walkover, que em português significa caminhar. W.O é a atribuição de uma vitória quando a equipe adversária está impossibilitada de competir ou quando não existem adversários a altura). Nesse caso, ainda não apareceu um nome de peso para brigar com Agnelo. O que tem até agora são especulações. O cenário ainda está bem indefinido.

Mais na esfera, pelo menos cinco nomes já deram como certo na corrida ao Buriti. Nesse sentido, destacam-se, a atual deputada Distrital Eliana Pedrosa (PPS), que de acordo com informações, não abre mão de sua candidatura por nada. No ano passado, Pedrosa chegou até mudar de sigla para poder concorrer ao cargo majoritário.

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB) também é outro possível candidato ao Buriti, apesar de não ter formalizado ainda sua candidatura, pois está dependo da coligação que seu partido irá fazer nós próximos meses. Boatos dão conta que sua candidatura é quase certa. Se concorrer como ao Buriti e perder, Rodrigo Rollemberg não sofrerá tantos danos, pois poderá continuar exercendo seu mandato como senador da república, tendo ainda mais quatro anos para cumprir.

Há especulações de que, tanto José Roberto Arruda, como Joaquim Roriz, vão concorrer ao pleito. Informações dão conta que Arruda terá pouco mais de 3 minutos. 1,16 minutos do PR, 0,52 do PTB e prováveis 1,00 com PRTB, PMN e sobras.

Para se ter uma ideia disso, PSD de Rogério Rosso e Solidariedade de Augusto Carvalho tem juntos quase 5 minutos. O PDT, de Cristovam, tem 42 segundos. A outra aliança composta por PSDB de Pitiman, Izalci ou Márcio Machado, com PPS de Eliana Pedrosa e DEM de Fraga, tem juntos, quase 4 minutos. O P-Sol com Toninho e os outros dois partidos sempre aliados não chegam a 50 segundos.

Barreiras
Na corrida ao Buriti, alguns entraves poderão prejudicar a candidatura dos dois últimos ex-governadores do DF. No caso de Joaquim Roriz, seu estado de saúde é delicado. Desde o ano passado, que o ex-governador está na fila para se submeter a um transplante de rim. Diabético, ele sofre de falência renal e tem que fazer uma hora diária de hemodiálise. Portanto, a qualquer momento poderá ser submetido à cirurgia, o que acaba impossibilitando de concorrer ao cargo. Já José Roberto Arruda, foi condenado por improbidade administrativa por ter feito um contrato, sem licitação, para a realização de uma partida amistosa entre Brasil e Portugal, em 2008. Com relação à sentença, Arruda vai recorrer, as punições ficarão suspensas, e ele poderá ser candidato nas eleições de outubro.

O deputado federal Luiz Pitiman é o provável candidato do PSDB para concorrer uma vaga ao Buriti. De acordo com informações, o PSDB está prestes a indicá-lo como candidato ao governo do DF.
Fonte: JEAN MARCIO SOARES - Portal Guardian - 17/03/2014 - - 16:49:51

Nenhum comentário:

Postar um comentário