CPMI do INSS: Damares Alves diz que igrejas estão no esquema de fraudes contra aposentados
Nesta segunda-feira (12), a senadora Damares Alves revelou que as investigações da CPMI do INSS identificaram igrejas e templos religiosos como pontos de captação de aposentados e pensionistas para descontos indevidos em benefícios previdenciários. Segundo a parlamentar, líderes religiosos teriam atuado para facilitar o acesso das entidades investigadas às vítimas.
Autora do pedido que quebrou os sigilos do banqueiro Daniel Vorcaro, ligado ao Banco Master, Damares afirmou ao SBT News que a comissão tem sofrido pressão de bancos, igrejas e políticos de direita e de esquerda. De acordo com ela, há pastores que pedem para que determinadas instituições religiosas não sejam investigadas, com o argumento de não decepcionar os fiéis.
“Nós estamos identificando igrejas no esquema de fraude com aposentados. Há pastores que pedem para não investigar, não decepcionar os fiéis”, disse a parlamentar.
A senadora disse ainda que a apuração sobre o Banco Master vai avançar em 2026. Além dos descontos ilegais feitos por entidades associativas, a CPMI apura prejuízos causados por empréstimos consignados contratados sem o conhecimento de aposentados e pensionistas. “Onde chegamos não tem mais caminho de volta”, declarou.
Damares também afirmou que o conteúdo de mensagens e ligações obtidas a partir da quebra de sigilos tem amplo alcance, mas parte do material está sob sigilo determinado pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. O acesso aos documentos deve ser retomado com a volta do ano legislativo.
Além do uso de igrejas no esquema, a CPMI do INSS investiga entidades que teriam feito repasses financeiros a familiares de políticos. Entre os casos está o da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), suspeita de transferir valores para parentes do deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM), ligado à Assembleia de Deus no Amazonas.
Portal Exibir Gospel

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.