No século 16, dois homens famosos pegaram suas canetas e se puseram a criticar a conduta descontrolada do papado medieval. Desidério Erasmo de Roterdã escreveu uma sátira, “O elogio da loucura”, na qual ele atacou a propensão papal à glutonaria e à imoralidade. Lutero disse sobre Erasmo: “Erasmo atacou o papa no seu ventre, mas eu o ataquei na sua doutrina”. Isso porque quando a doutrina se vai, a igreja se vai com ela.
Ouço frequentemente a pergunta: “Onde posso encontrar uma igreja que proclame fielmente a Escritura?” Os pregadores estão dando ao povo o que este deseja ouvir. Os pregadores entretêm as pessoas em vez de instruí-las nas coisas de Deus.
Pedro disse que isso não é novidade (2Pe 2.1-7). A mesma tendência atormentava Israel no Antigo Testamento. Pedro diz aos seus leitores que há falsos profetas no meio deles. Ele está falando aqui sobre heresia e seu potencial destrutivo.
Num de meus cursos na faculdade, “A história da heresia”, examinamos as heresias do século 1º.
até os meados do século 20. Todas as heresias contra as quais a igreja teve que lutar foram difíceis e destrutivas, mas em cada era o surgimento de heresias tem obrigado a igreja a refinar sua definição e confissão da verdade. Quando Ário negou a deidade de Cristo, a igreja se reuniu em Niceia e declarou a plena deidade do nosso Senhor no que veio a ser chamado de Credo Niceno.
Quando Eutíquio e Nestório proclamaram suas heresias no século 5º., a igreja se reuniu em Calcedônia e definiu a nossa fé na pessoa de Jesus com maior precisão. Hoje, a doutrina da imputação está sofrendo ataques tão fortes quanto no século 16. Por mais que eu lamente isso, estou feliz pelo fato de esse tema atrair tanta atenção. Nos últimos quinze anos, mais livros foram escritos sobre a justificação do que durante os últimos trezentos anos.
Se você quiser obter uma visão geral e rápida da história da heresia, não precisa se inscrever numa faculdade. Se passar algum tempo na frente da televisão assistindo aos pregadores, é provável que ouça praticamente todas as heresias que a igreja tem condenado desde o século 1º. até hoje.
R. C. Sproul
Estudo Bíblico Expositivo de 1 e 2 Pedro

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.