CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

sábado, 22 de março de 2014

Goiás é o quarto estado brasileiro em exploração sexual infantil

DIVANIA RODRIGUES

Uma campanha foi apresentada para lutar contra a realidade de exploração que deixa o estado de Goiás em uma posição desfavorável na lista dos estados brasileiros em que mais se abusam sexualmente de crianças.  A campanha denominada "Não Desvie o Olhar", é uma iniciativa da Polícia Rodoviária Estadual, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação e foi apresentada em uma reunião entre os subsecretários de educação, essa semana, em Goiânia.
Divulgação
Divulgação

Conforme informações do gestor do projeto, o 1º Sargento Rosemario Pereira de Castro, a campanha visa que os professores orientem, nas salas de aula, seus alunos a denunciarem as situações de abuso. As denúncias podem ser feitas por telefone, no número 198, para a central montada especificamente para receber as reclamações sobre abuso sexual infantil. 
O disque denúncia é válido para qualquer parte do estado e a central funciona 24h. O gestor do projeto ainda lembra que a denúncia pode ser feita de forma anônima e na linha há policiais treinados para lidar com esse tipo de situação. O sargento também explicou que Goiás foi o primeiro estado brasileiro a disponibilizar esse disque denúncia específico para as situações de abuso infantil.
De acordo o 1º Sgt. Rosemario a motivação para a campanha são os altos índices de prostituição e exploração sexual infantil, no estado e no Brasil. No país, entre os anos de 2012 e 2013 foram 45 mil casos de abuso infantil atendidos pela rede pública hospitalar, segundo dados expostos pelo Sargento. Ainda segundo ele, Goiás é o quarto estado onde mais há casos de exploração e abuso infantil. No estado, a cidade com maiores índices desses casos é Aparecida de Goiânia.
Conforme o Sargento, uma das causas prováveis para Aparecida de Goiânia ser campeã no número desses casos seria a grande quantidade de motéis existentes na cidade. Há menos de um mês foi modificada a lei que rege a respeito que pessoas encontradas em situações de abuso e exploração infantil. Ao ser pega em flagrante a pessoa responsável por esse tipo de delito deverá ser autuada por crime hediondo. Isso porque esse delito foi incluído na Lei dos Crimes Hediondos (Lei 8.072/1990), de acordo com Rosemário.
Divulgação
Divulgação

A campanha realizada nas escolas do estado é uma tentativa, segundo o Sargento, de diminuição nos números de casos. Isso porque, segundo o projeto, “depois dos pais, o professor é a pessoa mais próxima da criança e por isso é quem tem as melhores condições de perceber se algo errado está acontecendo”. De acordo com o Sargento, a meta é que 686 mil alunos da rede estadual sejam atingidos pelo projeto.
Para o Sargento que gere o projeto, "A polícia precisa do apoio da comunidade para combater esses crimes". O projeto já existe há cerca de dois anos. Porém, a preocupação aumenta com a aproximação da Copa do Mundo. Conforme as informações, a campanha será intensificada, pois o quadro que já não é favorável pode “piorar com a realização da Copa, já que Goiânia será uma das cidades-dormitórios”. Ainda de acordo com o Sargento, somente com o esclarecimento da população e daqueles diretamente afetados e com a ajuda das denúncias “será possível revertermos esse quadro tão negativo".
Fonte:Diário da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário