CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Em homenagem, Iris Rezende afirma que atuará na política apenas como conselheiro

Postado por Moisés Tavares

Político com P maiúsculo
Em homenagem, Iris Rezende afirma que atuará na política apenas como conselheiro
Declaração foi concedida durante solenidade que celebrou os 80 anos do peemedebista, que comemora aniversário no próximo dia 22
Fernando Leite/Jornal Opção
Iris afirma que a homenagem foi indiscutivelmente a que mais o marcou ao longo de sua carreira política
Marcelo Gouveia
O ex-prefeito de Goiânia e ex-governador do Estado de Goiás Iris Rezende extirpou qualquer possibilidade de uma possível candidatura ao afirmar na noite desta quinta-feira (12/12) que atuará no meio político apenas como “conselheiro”. “Acabo de me autonomear conselheiro político do meu partido e da oposição. Até o último momento da minha vida eu estarei fazendo política”, sustenta.
A declaração foi concedida durante homenagem que celebrou os 80 anos do peemedebista, que comemora aniversário no próximo dia 22. A solenidade foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Goiânia, local onde Iris começou sua carreira política, e contou com a presença de militantes de vários partidos.  
Ao afirmar que agora se autonomeia “conselheiro político”, Iris Rezende ameniza as especulações sobre uma possível candidatura ao governo do Estado caso Júnior Friboi não tenha sucesso em sua jornada eleitoral. O ex-governador afirma que o empresário conta com o seu entusiasmo. “Tanto ele, quanto outros que queiram se candidatar. O PMDB é um partido que surge pela democracia de uma geração. Então, todo companheiro ou companheira que em um determinado momento entender de disputar uma convenção, essa pessoa terá que fazê-lo, pois faz parte da história de democracia do partido”, complementa o homenageado.
Friboi afirmou, durante a solenidade, que considera o líder peemedebista como peça fundamental dentro das articulações políticas do partido e da base oposicionista para as eleições do próximo ano. O empresário aproveitou a ocasião para expressar seu respeito e admiração por Iris Rezende, a quem ele chama de “pai” e “conselheiro”. “O momento é extremamente importante para que a gente possa participar dessa grande homenagem. Eu diria que hoje eu sinto como estivesse homenageando o meu pai, um amigo, um irmão, um conselheiro. Não tenho dúvidas que nós vamos caminhar juntos e ganhar as eleições.”
O vereador Carlos Soares (PT) foi quem sugeriu à Câmara a realização da homenagem a Iris. De acordo com o petista, o ex-governador exerce o papel de coordenar os partidos de oposição em Goiás. “Todos os partidos têm bons nomes, mas o ideal é que a gente possa unir a oposição, e é inegável o papel que o Iris tem nessa tarefa de articular para que a base oposicionista esteja unida”. Carlos Soares finalizou ao afirmar que, em sua opinião, Iris Rezende é a principal liderança da oposição.
Homenagens
 “Praticamente chorei o tempo todo”, declarou Iris em seu pronunciamento. O peemedebista afirmou ainda que a homenagem foi indiscutivelmente a que mais o marcou ao longo de sua carreira política. Entre os presentes, participaram do evento o pré-candidato ao governo Júnior Friboi; os deputados estaduais Samuel Belchior (PMDB) e Luis Cesar Bueno (PT); os vereadores Clécio Alves (PMDB) e Carlos Soares (PT); o vice-prefeito de Goiânia, Agenor Mariano (PMDB), a primeira-dama de GoiâniaTereza Beiler e a esposa do homenageado, deputada federal Iris de Araújo (PMDB).
“Político com P maiúsculo”, foram com essas palavras que Ana Paula Rezende definiu seu pai. Em discurso, a filha do peemedebista destacou o trabalho realizado por Iris ao longo de sua vida pública, e ressaltou a relação de carinho entre o ex-governador e a população goiana. “Assisto e aplaudo todos os dias, em cada esquina, em cada lugar que passamos juntos, o carinho e o respeito do povo desse Estado por Iris Rezende, e vejo com entusiasmo sua busca incessante em retribuir todo carinho recebido”, declara. Ana Paula lembra também, que, apesar da idade avançada, o peemedebista permanece ativo no meio político. “Sei que Iris é um nome do futuro, porque ele se incomoda com o presente a ponto de jamais se permitir parar.”
O prefeito Paulo Garcia não pôde participar da homenagem devido compromisso em Brasília , o 5.º Congresso do PTque acontecerá até o dia 14. Durante a solenidade, a primeira-dama Tereza Beiler declarou apoio político ao homenageado. “Vim aqui deixar bem claro que Goiás precisa do senhor”, sustenta. Iris retribuiu o comentário durante seu discurso ao declarar que Paulo Garcia e sua esposa são “o irmão e a cunhada política” dos últimos anos de sua vida.
De acordo com o vereador Carlos Soares, a solenidade teve como intuito comemorar a vida e a trajetória política do ex-governador. O petista define o peemedebista como “o maior líder que o Estado de Goiás possui”. O presidente estadual do PMDB, Samuel Belchior, destacou, em entrevista, o prestígio político que Iris construiu ao longo de seus 55 anos no meio político. “Eu sempre digo ao Iris que eu não acho que algum outro político possa chegar com quase 60 anos de vida pública tendo o prestígio e o respeito que o povo goiano tem para com ele. Esse é seu maior patrimônio. Independente dele exercer um cargo ou não, este prestígio é inerente a ele.”
Trajetória

Iris Rezende nasceu em Cristianópolis e veio com a família para estudar e trabalhar em Goiânia em 1949. Ao todo, são 55 anos dedicados a vida pública desde que começou sua trajetória política ainda no movimento estudantil. Em 1959, Iris alcançou uma votação histórica e se elegeu vereador por Goiânia.

O peemedebista ocupou diversos cargos públicos. Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, foi prefeito de Goiânia pela primeira vez, mas teve seu mandato cassado pela ditadura militar em 1969. Iris foi governador por duas vezes, de 1983 a 1986 e 1991 a 1994, senador de 1994 a 2002, ministro da agricultura no governo Sarney, de 1986 a 1990, e ministro da justiça de 1997 a 1998, no Governo FHC. Em 2004, foi eleito novamente prefeito de Goiânia, sendo reeleito em 2008. 
Confira as fotos da solenidade em homenagem a Iris Rezende:

Nenhum comentário:

Postar um comentário