CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

sexta-feira, 24 de agosto de 2012


Quadrilha de bingos ligada a Cachoeira é presa na Operação Jackpot

Publicação: 24/08/2012 07:17 Atualização: 24/08/2012 08:27
Investigadores da Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Deco) cumprem, nesta sexta-feira (24/8), mandados de prisão preventiva contra Raimundo Washington de Sousa Queiroga, Otoni Olímpio Júnior, Antônio José Sampaio Naziozeno, Edvaldo Ferreira Lemos e Bruno Gleidison Soares Barbosa. Os homens, ligados ao grupo criminoso de Carlinhos Cachoeira, mantinham bingos eletrônicos no Distrito Federal.

Às 7h25, policiais chegaram com Raimundo Washington ao prédio da Deco, em Taguatinga, onde ele deve prestar depoimento. Otoni Olímpio foi o segundo a chegar ao local, por volta das 8h25. Das cinco prisões, três já foram cumpridas. Antônio José e Edvaldo Ferreira estão foragidos.

Imagem mostra caça-níqueis em funcionamento no Gama: 80 máquinas já foram apreendidos pela Polícia Civil do DF desde a prisão de Cachoeira (Polícia Civil/Divulgação)
Imagem mostra caça-níqueis em funcionamento no Gama: 80 máquinas já foram apreendidos pela Polícia Civil do DF desde a prisão de Cachoeira


Homens de confiança

Os jogos ilegais teriam invadido a capital federal após a Polícia Federal prender o contraventor e enfraquecer a jogatina no Entorno do DF. Pelo menos sete pontos eram mantidos pelos Irmãos Queiroga, homens de confiança de Cachoeira. Eles estavam instalados em Sobradinho II, Ceilândia, Gama e até mesmo na Área Central de Brasília, como o Lago Norte e as asas Sul e Norte. Cada espaço rendia, pelo menos, R$ 8 mil por dia, segundo as investigações.

Oitenta caça-níqueis já foram apreendidos pela Polícia Civil do DF desde a prisão de Carlinhos Cachoeira, em fevereiro deste ano. Os investigadores da Deco não têm dúvidas que o grupo migrou para Brasília após a Operação Monte Carlo, da Polícia Federal. Os clientes permaneceram os mesmos, em sua maioria idosos. Mas, diferente do que ocorria em Goiás, aqui, os apostadores não chegavam aos bingos em carros particulares. Motoristas do grupo buscavam os clientes em casa. Apenas os veículos do bando circulavam pelos pontos de jogatina. Em alguns bingos desativados no DF, os policiais localizaram objetos de casas de jogos ilegais que funcionavam no Entorno do DF.

As apurações da Deco corroboram com a declaração da procuradora da República Léa Batista de Oliveira, dada no começo da semana à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) mista do Cachoeira, no Senado. Léa afirmou que a quadrilha comandada por Carlinhos Cachoeira tem características de grupos mafiosos e continua atuando, mesmo após a prisão do contraventor. “Essa organização não foi totalmente desarticulada. Isso só vai ocorrer quando sufocarmos o braço empresarial e financeiro da quadrilha, que continua fazendo ameaças e chantagens. Trata-se de uma máfia, com características clássicas, como código de silêncio orquestrado”, disse a procuradora durante o depoimento na CPI.

Investigações

As apurações da Deco começaram a partir de apreensões de caça-níqueis realizadas no Distrito Federal após a Operação Monte Carlo, ocorrida em fevereiro. Em Sobradinho II, foram recolhidas 13 máquinas. Em Ceilândia 11, na Asa Norte apreenderam seis, e na Asa Sul sete. Tais ocorrências foram registradas na 35ª DP, 24ª DP, 2ª DP e 1ª DP, respectivamente. Durante a investigação da Deco, foram apreendidas outras 43 máquinas, no Gama, no Lago Norte e em Valparaíso (GO). Segundo os investigadores, a jogatina descoberta em Goiás ocorria no Jardim Botânico 3, mas teria sido transferida para o município goiano após suspeitas de operações policiais.

Testemunhas ouvidas pela Deco revelaram que os bingos eletrônicos explorados aqui no DF eram gerenciados pelos Irmãos Queiroga. Além disso, a polícia garante ter indícios suficientes para afirmar que o bando de Cachoeira estava atuando no DF.

Os policiais também cumprem mandados de busca e apreensão nas casas de integrantes de um outro grupo suspeito de manter jogo ilegal no DF. Esse segundo bando disputaria espaço com a turma de Cachoeira e atuava em Taguatinga, Ceilândia e Samambaia.

FONTE:CORREIO BRAZILIENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário