CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

domingo, 19 de agosto de 2012


Wilson Silvestre
Buriti acelera negociações para substituir Cabo Patrício
Fotos: Jornal Opção
Wasny de Roure: mais próximo da presidência do Legislativo do que do TCDF
Mal saiu de um embate para aglutinar as oito correntes que existiam no Distrito Federal em uma única vertente, que vai unificar e fortalecer o PT em torno da reeleição do governador Agnelo Quei­roz, Cabo Patrício já está às voltas com o “fogo amigo”. Novamente a emenda que permite a reeleição da mesa diretora da Câmara Legislativa, onde Patrício sonha em permanecer, sofre intenso bombardeio do Palácio do Buriti visando ejetá-lo da cadeira. “Não existe nenhuma animosidade contra Patrício, mas é natural que o governador queira colocar na presidência um deputado que não vá surpreendê-lo ano que vem, quando se dará o verdadeiro embate na disputa pelo Buriti”, conta uma fonte que pediu anonimato.

De fato, Agnelo necessita ter um presidente na CL mais afinado com o discurso da reeleição. Pa­trício não goza muito da confiança da direção nacional nem do núcleo duro do PT do DF. Nem mesmo sendo ele um petista histórico. A turma de Agnelo deseja eleger um petista, tanto que a reforma na gestão do DF, comandada pelo governador de fato, Swedenberger Bar­bosa, mapeia cada voto no legislativo visando a eleição na casa. “Qualquer pessoa que conhece e acompanha o Diário Oficial nota quem sai e quem entra no governo. A maioria absoluta é de apadrinhados dos distritais”, conta uma fonte que trabalha na CL.

Ao se indispor com Chico Vigilante, avalista político de Agnelo que quebrou todas as pontas de lança para levá-lo para o PT, Patrício teve definitivamente selado o destino da emenda para a reeleição. “Vigilante é um poço só de mágoas com Patrício e já transbordou isso para o governador e aos mais próximos da intimidade petista”, diz a fonte. Como consolo, Vigilante pode ser guindado à função de líder do governo, posto atualmente nas mãos de Wasny de Roure.

Especulações sobre esta possibilidade dominaram as rodadas de conversas no cafezinho da Câmara Legislativa, e nos corredores do anexo do Buriti na quinta e sexta-feira passada. Wasny não esconde de ninguém o sonho de abiscoitar a vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas do DF. Conta com a simpatia dos petistas históricos, mas Agnelo quer colocar alguém mais identificado com ele. “Já pensou se o governador perde a reeleição para a oposição e suas contas caem no TCDF, onde não terá ninguém para articular um equilíbrio de votos”? Este alerta partiu de um petista de quatro estrelas numa reunião dia desses numa casa no Lago Sul. Este personagem argumenta que Wasny não daria conta de vencer a independência dos conselheiros indicados pelo ex-governador Joa­quim Roriz. “Mesmo passado tan­to tempo e Roriz morto politicamente, as escaramuças no passado entre vermelho e azul, deixou muitas sequelas na instituição por contas de ações do PT, à época, questionando o tribunal.”

Tem sentido esta observação. Portanto, a indicação de Wasny não é tão segura assim. De volta então às especulações qual nome é o mais cotado para agradar o Buriti e conciliar os interesses dos deputados. O nome do deputado petista Chico Leite apareceu novamente na bolsa de apostas, meio assim como um azarão, mas com alguma chance. “O problema do Chico é que ele é muito promotor público e menos político-partidário. A bancada do partido não entusiasma muito com ele, mas tem voto em outras legendas”, atesta a fonte que pediu para não ter o nome divulgado.

Novamente o nome de Wasny volta a ser cotado na bolsa de especulações, caso sua indicação para o TCDF faça água. “Agnelo não faria nenhuma restrição”, garante a fonte do Jornal Opção. Neste arranjo, Agnelo se livraria do fantasma do futuro, ou seja, Patrício e teria mais segurança para que em 2013, quando será dada a largada para a corrida rumo ao Buriti, a Câmara Legislativa fosse o anteparo das críticas ao seu governo.

Para consolo de Cabo Patrício, ele pode disputar a reeleição com chances de ganhar, quanto ao sonho de disputar uma vaga de deputado federal em 2014, só vinga se passar a emenda da reeleição. Esta chance, o “Chico Doido” não vai permitir, pois ele será candidato a deputado federal na próxima disputa. Este é o troco que Vigilante vai dar em Patrício. Quem sobreviver verá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário