Saúde
Campanha de vacinação contra HPV começa na próxima semana
Atualmente, o câncer no colo de útero é uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil
Nathália Barros
A partir da próxima segunda-feira (10/3), o Ministério da Saúde vai fornecer gratuitamente vacinas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), principal causador do câncer de útero. Em Goiás, o Sistema Único de Saúde (SUS) espera imunizar 161,8 mil jovens só em 2014. Podem participar do programa meninas entre 11 e 13 anos, que serão imunizadas em três momentos diferentes. A segunda aplicação ocorre seis meses após a primeira, e a terceira, cinco anos depois. Em 2015, a campanha deve atender jovens de 9 a 11 anos.
O Secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, declarou que os Estados e municípios vão ser orientados a aplicar a primeira dose em escolas. De acordo com ele, países como Austrália e Reino Unido implantaram estratégia semelhante e conseguiram altos índices de vacinação. Para as outras doses, será necessário procurar uma unidade de saúde.
A vacina protege contra os subtipos 16 e 18 do vírus HPV, mas não de todos e muito menos de outras doenças sexualmente transmissíveis (DST). A prevenção, o uso de preservativos e exames periódicos de papanicolau ainda são a melhor maneira de evitar o câncer no colo de útero, além de outras enfermidades.
Apesar disso, a vacina contra o HPV ainda divide opiniões de especialistas, principalmente no que diz respeito a sua eficácia e segurança. Segundo o diretor da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Daniel Knupp, pesquisas científicas buscam descobrir os efeitos colaterais da imunização, que poderia provocar doenças autoimunes como o diabetes tipo 1. Além disso, é preciso esclarecer que a vacina não substitui a prevenção e o papanicolau, que deve ser realizado com periodicidade.
Postado por Moisés Tavares/Blog A VERDADE
www.moisestavares-jornalismoverdade.blogspot.com
Fonte:Jornal Opção
Nenhum comentário:
Postar um comentário