Com o objetivo de debater a situação do setor de transportes nos municípios do Entorno do Distrito Federal, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) realiza audiência pública interativa na próxima terça-feira (28), logo após a reunião deliberativa. O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Macedo Bastos, foi convidado para participar do debate.
O Distrito Federal (DF), embora não seja um estado propriamente dito, é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Em formato retangular, o DF tem área aproximada de 5,7 mil km² e abriga Brasília, a capital federal. Como está encravado no estado de Goiás, o DF faz fronteira com vários municípios goianos, como Planaltina, Formosa, Águas Lindas e Valparaíso. Toda essa região que fica próxima às fronteiras do retângulo é chamada de Entorno do DF.
A audiência pública foi requerida pelo senador Ronaldo Caiado (DEM-GO). Ele afirma que o transporte público no Entorno do DF está em “situação caótica”.
“Os moradores do Entorno continuam sofrendo com um sistema de transporte ineficiente e caro que prejudica a milhares de trabalhadores. A frota de ônibus encontra-se sucateada, sendo seguidos os eventos de parada por motivos técnicos, sem contar a superlotação. As viagens, em alguns casos, demoram até três horas para alguns trajetos. Não há como fugir da busca de responsabilização no sentido de melhorar o sistema de transporte coletivo e minimizar o sofrimento causado às pessoas”, acrescenta Caiado na justificação do requerimento que pediu a realização da audiência. 
São informações da Agência Senado.