quinta-feira, 23 de abril de 2015

DF está em estado de alerta com infestação de dengue

De acordo com a Secretaria de Saúde, Sobradinho e Candangolândia são as cidades que apresentam risco de surto da doença

Thaissa Leone
thaissa.leone@jornaldebrasilia.com.br

 
"O DF está em estado de alerta contra a Dengue", disse o subsecretário de Vigilância à Saúde, José Carlos Valença, em coletiva sobre a quantidade de foco de larvas do mosquito transmissor da dengue e da chinkungunya em residências no Distrito Federal. O índice geral de infestação no DF é de 1,69%, segundo o levantamento realizado pela Secretaria de Saúde com apoio do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro durante dois meses. 
Conforme o técnico da Secretaria, Ailton Domício, o indíce considerado satisfatório para o combate contra a dengue é de 1% ou menos. Segundo ele, o DF "não está tão longe de conseguir um indíce satisfatório", comentou. 
De acordo com o subsecretário José Valença, das 31 cidades pesquisadas, 20 apresentaram indíce de alerta e duas de risco. "Sobradinho e Candangolândia são as cidades que apresentam risco de surto", ressaltou o subsecretário José Valença. 
Ainda segundo o técnico Ailton Domício, desde o início do ano, o DF registrou quatro óbitos por dengue – um a menos que em 2014. Apesar disso, em comparação ao início do ano passado, o índice de infestação diminuiu. Em 2014, o número era de 3.844 casos e em 2015 foi para 2.403, uma diminuição de - 37,5%. 
Segundo o major do Exército, Morgero, cerca de 100 militares fizeram parte do 2º Levantamento Rápido de Índice para o Aedes aegypti. "Militares do DF foram selecionados para visitar 14.000 residências". Já a major do Corpo de Bombeiros, Ester do Santos, a corporação visitou 20.113 imóveis. Uma nova campanha será lançada pelos Bombeiros em combate a Dengue. 
Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário