CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Hildo do Candango: o melhor prefeito de Águas Lindas

“Em apenas dois anos de Gestão o prefeito Hildo já construiu mais de 140 salas de aulas em seu município mesmo com os parcos recursos”, Lucimar Conceição do Nascimento prefeita de Valparaiso, presidente da AMAB - Associação dos Municípios Adjacentes a Brasília, durante o III Encontro dos Municípios em Brasília.






Da redação (A verdade)


Com apenas dois anos e três meses à frente do Poder Executivo de Águas Lindas de Goiás o prefeito Hildo do Candango já apresenta o melhor desempenho administrativo em relação aos outros quatro ex-prefeitos (Ordalino Garcia de Melo, Jose' Zito, Jose' Pereira e Geraldo Messias) relacionados nestes 19 anos de Emancipação Política e Administrativa do Município.
Vale ressaltar que o atual vice-prefeito Luiz Alberto Jiribita trabalha em perfeita harmonia com o chefe do Executivo, o que os diferencia das gestões anteriores onde prefeitos e vices prefeitos viviam brigando como cães e gatos.
Hildo conseguiu a formulação de políticas públicas capazes de mudar a realidade econômica e social de Águas Lindas de Goiás, não só na educação, mas também nos demais segmentos da administração como: saúde, infraestrutura, social e outros.
A construção de 143 salas de aulas proporciona a inclusão de cerca de cinco mil alunos na rede municipal. A efetivação de 1000 professores, secretários escolares, pedagogos, monitores, vigilantes significaram um grande salto na educação do município.
As escolas ganharam ampliação com construção de quatro novas salas de aula e aquisição de equipamentos para o estabelecimento, salas para acomodação do corpo administrativo, bebedouro coletivo, ventiladores, duas salas para o Programa Mais Educação, Depósito, Guarita, W.C. Masculino, W.C. Feminino, W.C. PNE, Refeitório Coberto, Cozinha, Despensa, Vestiário, W.C. para Funcionários, Área de Serviço, Depósito, Depósito Material de Limpeza, Sala de Apoio, W.C. para Sala de apoio, Almoxarifado. Todas as escolas sofrem reforma em seu espaço físico.
Instituiu o Vale Transporte, Jornada Ampliada e equiparação salarial firmada recentemente. E ainda substituição em mais de 90% por cento da frota de veículos escolar com ônibus próprios. Todas as reformas e ampliações realizadas em várias escolas fazem parte da Ampliação da Rede Pública Municipal de Educação, um projeto do Governo Municipal que visa proporcionar aos alunos uma melhor qualidade de ensino da cidade.
Os avanços em todos os setores da administração do município estão acontecendo e a melhoria no atendimento à saúde, educação, infraestrutura entre outros, significa que os recursos públicos estão sendo aplicados corretamente, com foco voltado para a comunidade.
O atual prefeito de Águas Lindas conseguiu recuperar o setor de saúde do município que foi encontrado em estado de calamidade. Houve grandes avanços na promoção e proteção da saúde pública da população do município.
“Encontramos as unidades de saúde em estado precário, com quadro irregular de funcionários e sem condições de atendimento a comunidade, hoje todas as unidades estão completas com atendimento medico, dentário, enfermeiros e técnicos de enfermagem” declarou o prefeito.
EQUIPES-O município conta hoje com equipes completas nos postos de saúde ( ESFs), com médicos em todas as ESFs. Todas as ESFs foram reabertas e dotados de profissionais de saúde para atendimento à população. O HMBJ também normalizou a assistência popular. Houve a abertura de mais três ESFs.
Atenção Básica e Saúde da Família- A prefeitura trabalhou na reorganização e complementação das equipes das ESF’s, que se encontravam incompletas. Reorganização e reestruturação das estruturas físicas e imobiliárias das ESF’s, onde em sua maioria encontravam-se sem condições de prestar atendimento à população.
Prevenção, Promoção e Assistência à Saúde do homem com ações para Prevenção contra o Câncer de Próstata e Doenças/Incapacitações associadas ao Trabalho. Saúde da Mulher com ações de Prevenção ao Câncer de Mama, Útero e Colo Uterino, Pré-Natal, Menopausa e Assistência ao púerperio.
Saúde do Idoso com ações para Prevenção e Tratamento para Hipertensão, Diabetes e Dislipidemias. Saúde da Criança e do Adolescente com ações de Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento, Aleitamento Materno, Prevenção e Tratamento das Doenças infantis (desnutrição, parasitoses, anemias e IRAS), Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Planejamento Familiar, dentro outras ações de impacto geral na saúde da população. E ainda:
FARMÁCIA CENTRAL - Prefeitura regularizou o fornecimento de remédios à população carente do município. A farmácia Central que fica nas dependências do HMBJ, estava praticamente desativada.
Aquisição de centenas de itens de medicamentos. Abastecimento em ESFs e Farmácia 24 horas no HMBJ são feitos regularmente dentro Padrão Rename - Medicação atualizada de dois em dois anos. Entrega de aparelhos e cadeira de rodas, assistência integral ao Caps.
DENGUE - Ao assumir o cargo o prefeito se deparou com uma epidemia de dengue na cidade. De imediato foi disponibilizado a logística necessária para que a Coordenação de Endemias pudesse combater a proliferação do mosquito. As informações estão sendo multiplicadas entre a própria comunidade como forma também de prevenção como: identificação de locais de maior risco de surto, estratégias de combate, bloqueio de áreas com aplicação de inseticida, manejo ambiental, em parceria com a Secretaria de Obras, a qual retirou dezenas de toneladas de lixo e entulho das ruas e terrenos baldios.
MANEJO AMBIENTAL-A prefeitura promove mega operação de limpeza e campanha de conscientização popular para prevenir a dengue e diminuir a incidência de casos positivos da doença.
TELESAÚDE-A Prefeitura e consolidou o programa Telesaúde no município. O posto de atendimento que funciona no prédio da própria SMS atende a milhares de pacientes somente.
O Setor de Regulação vem trabalhando duro para atender a milhares de pessoas da comunidade na emissão de documentos para realização de consultas e exames.
AVANÇO NA SAÚDE BUCAL - Todas as Unidades de Saúde - ESFs contam com dentista, com atendimento e salas independentes.
SAMU-Trabalhando com uma média de 300 ocorrências mensais e com atendimento na área de Clínica Médica, Ginecologia, Pediatria, Traumatologia, Psiquiatria, as equipes do SAMU 192 têm em suas equipes, profissionais como Socorristas, Técnicos de Enfermagem e Condutores de Emergência, todos com vasta experiência e competência em APH (Atendimento Pré-Hospitalar).
AÇÕES - Toda a população recebe os benefícios das campanhas de vacinação, inclusive, a área rural compreendendo: Padre Lúcio, Quinta das Angélicas, Setor 15, Recreio Paraíso, Mansões Camargo, Taboquinha, Setor VII, Recanto dos Pôneis, Macaco City; Mansões Lago do Descoberto; até as comunidades urbanas.
Entre os avanços constatados por esta nova Gestão Municipal estão: a atualização do Cadastro na DICON- Diretoria de Controle das Ações e Serviço de Saúde no site do FNS- Fundo Nacional de saúde, adesão /e implantação do Programa de Suplementação de Vitamina A para crianças a partir dos 6meses, todas as crianças ate 59 meses de idade que residem em área de risco da deficiência, devem receber dose da vitamina A nas unidades de Saúde.
Houve ainda o esforço na consolidação da adesão do PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, à PROVAB 2 aos Enfermeiro, atualização do SISMOB – Sistema de Monitoramento de Obras, adesão do Plano Nacional da Juventude.
A Policlínica de Águas Lindas resgatou a credibilidade e atende com eficiência novo centro de atendimento conta com a assistência à saúde em várias especialidades servindo como ponto de referencia para a população. Somente nas especialidades, foram mais de 150 mil atendimentos durante o período.
PREVENÇÂO À SAÚDE- Os procedimentos de acompanhamento de pacientes com Diabetes, Hipertensão, DSTs/tuberculose e outros males que afetam a comunidade, estão sendo intensificados pelas equipes de ACS. A comunidade recebe a assistência médica e ambulatorial para casos complementares em que as equipes das ESFs não conseguem resolver. Após receber o setor de saúde de Águas Lindas de Goiás totalmente sucateado, a administração, através da Secretaria de Municipal de Saúde, conseguiu reestruturar toda a rede de atendimento e assistência à saúde da coletividade.
O Hospital Municipal Bom Jesus, a Policlínica de Águas Lindas e as ESFs registram diariamente a assistência de pacientes provindos de várias cidades de Goiás, Bahia, Tocantins, Minas Gerais e Distrito Federal.
URBANIZAÇÃO - Com os atuais canteiros de obras somando-se a outros empreendimentos que se iniciam a atual gestão executa hoje o maior programa de
saneamento básico integrado e infraestrutura do Estado de Goiás, maior inclusive que a capital Goiana.
A urbanização em vários bairros da cidade, com asfalto e rede de abastecimento de água e esgoto, estão sendo executadas. Os trabalhos devem melhorar sensivelmente a condição de vida dos moradores, evitando também a proliferação de doenças, comum em cidades não urbanizadas.
Dentro desta programação de obras as principais vias de maior fluxo vão recebeM uma pavimentação asfáltica reforçada para aumentar a sua durabilidade.
A autorização inclui a execução de obras de saneamento básico, e infraestrutura urbana com a execução de rede coletora de esgoto, ligação domiciliar, galerias de águas pluviais e pavimentação asfáltica.
Os bairros vão recebem: rede coletora de esgoto, galerias de águas pluviais, pavimentação asfáltica, meios-fios bocas de lobo, ligações domiciliares, calçada. E ainda nove Estações Elevatórias de Esgoto.
ESGOTAMENTO SANITÁRIO- O prefeito autorizou também os trabalhos de execução das obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Águas Lindas. Os trabalhos começaram com construção da rede coletora, interceptadores, emissários, estações elevatórias, linhas de recalques e projeto executivo dos setores II ao IX.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA - Na Iluminação Pública, mais de 20.349 lâmpadas foram instaladas pela cidade colaborando com a queda nos índices de criminalidade. Foram instalados postes em ruas e ainda na Escola Municipal do bairro Solar da Barragem
Nas ruas foram fixadas ainda centenas de placas de sinalização de trânsito para orientar os condutores pelas vias da cidade. O Governo Municipal logo no início da gestão realizou um grande enfrentamento quanto às linhas de ônibus na cidade.
Na Iluminação da BR-070 foram mais 780 postes em um trecho de 17, 5 quilômetros de extensão. Ao todo, são 1.428 lâmpadas de 400 watts de potência, com alto rendimento e durabilidade, e 75 mil metros de cabeamento na implantação do circuito elétrico. A iluminação da BR_070 no perímetro urbano do município era uma aspiração antiga dos moradores.
Foi ampliado o espaço para convivência pública na região e percentual de atividades esportivas e culturais melhorando os indicadores econômicos, sociais e culturais.





GALERIA DOS EX-PREFEITOS
 


O primeiro prefeito de Águas Lindas foi Ordalino Garcia de Melo, apenas manteve as instituições criadas com a Emancipação.
Já o segundo mandatário local, Jose Zito Gonçalves não conseguiu a tão sonhada estabilidade administrativa sendo inclusive substituído por um interventor e está condenado pelo TCM em processo que lhe tirou também o direito de se candidatar a cargo público,pois foi cassado . O interventor Cesar Gomes ficou poucos dias à frente ao Executivo.
O terceiro prefeito Jose' Pereira, que também apenas manteve a precária estrutura do município ao deixar o cargo foi preso por explorar ilegalmente o meio-ambiente e responde também por irregularidades na Secretaria de Educação.
O quarto Geraldo Messias também ficou por quatro anos no poder e trabalhava com a maioria de seus auxiliares como servidores contratados, asfaltou algumas ruas, porém responde por processo por Improbidade Administrativa. Deixou a prefeitura em meio a várias denúncias e ao concorrer nas últimas eleições a exemplo de Zito, teve votação anulada pelo Tribunal Regional Eleitoral nas eleições em decisão divulgada neste dia 1º de dezembro. Messias deve ficar inelegível por 8 anos.
(OBS) - O TCM/GO concluiu pela ocorrência das seguintes irregularidades do governo Geraldo Messias: “valor retido com servidores em desacordo com a legislação previdenciária”; a alíquota de contribuição patronal de aproximadamente 22%; valor empenhado abaixo do devido, de R$44.745,12”. De acordo com o TCM/GO, essas irregularidades violaram os Arts. 5º e 10 da Lei 8.429/1992 (Lei 8.429 ou LIA) e os Arts. 20 e 22, inciso II, alínea b, da Lei 8.212/1991 (Lei 8.212).
O TCM/GO apontou ainda irregularidades na realização de despesas sem autorização legal (despesas com juros em decorrência do atraso no recolhimento de contribuições devidas ao Instituto Nacional do Seguro Social [INSS]); empenho de despesas com obrigações patronais devidas ao INSS contabilizadas em elemento de despesa indevido; “falha na contabilização impossibilitando a verificação das contribuições” devidas ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). As conclusões do TCM/GO foram em consonância com o entendimento dos Tribunais Eleitorais.

5 comentários:

  1. Esperamos anciosos pela AMPLIAÇÃO e/ou CONSTRUÇÃO de um novo Centro Municipal de Educação Inclusiva que venha oferecer melhorias e qualidade no atendimento dos nossos alunos com DEFICIÊNCIAS que merecem todo respeito do governo e de todos nós cidadãos (ãs). No aguardo! Pois como educador, vejo que o local cujo fazemos o atendimento dos mesmos não é mais apropriado para que haja um atendimento dígno e que possamos oferecer um atendimento adequado e com maior qualidade... Podemos crescer... desenvolver cada vez melhor nossas atividades através da tão sonhada reestruturação do espaço físico da instituição, aprimoramento e modernização dos recursos didáticos, transporte adequado para deficientes, incentivo profissional entre outros que proporcionarão aos educandos e educadores melhor qualidade de vida e um melhor atendimento e desenvolvimento educacional/social...

    ResponderExcluir
  2. E aproveitando o momento, venho em público parabenizar as ações desenvolvidas neste município em especial ao Sr. J.R, que desenvolve um importante e maravilhoso trabalho com os cadeirantes... aguaslindense prestando a estes apoio com amor e carinho, possibilitando uma maior e melhor mobilidade!!! Parabéns ao trabalho deste cidadão J.R! . Estendo elogiós á todos aueles (as), que não negam esforços para prestarem serviços aos nossos irmãos(ãs nececitados de apoio social...

    ResponderExcluir