CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Inscrições abertas para alfabetização de jovens e adultos


Interessados terão até o dia 16 de março para se inscrever no projeto aberto à comunidade local. Serão ofertadas vagas para estudantes e formação de professores
Inscrições abertas para alfabetização de jovens e adultos
O projeto Alfabetização Cidadã, da Universidade Católica de Brasília (UCB) em parceria com o Rotary Club Distrito 4530 e outras instituições, está com inscrições abertas até o dia 16 de março para o curso gratuito de educação de jovens e adultos não alfabetizados e para a formação de instrutores do programa. São 400 vagas distribuídas em 18 turmas em todo o DF. O início das aulas está previsto para o dia 30 de março.

Para se inscrever no curso, com duração de nove meses – de março a dezembro –, é preciso ter mais de 18 anos, apresentar cópias da carteira de identidade, CPF e comprovantes de residência e de renda familiar (até R$ 400 por pessoa). Por meio da alfabetização, o projeto social leva conhecimento, educação e cidadania para uma população que vive em situação de vulnerabilidade social nas regiões administrativas do Distrito Federal e entorno. 

A seleção de novos alfabetizadores abrangerá, preferencialmente, estudantes do ensino superior em áreas de licenciatura e jovens maiores de 18 anos moradores da região. O voluntário deverá fazer um curso de capacitação de 20 horas e ter disponibilidade de três horas diárias para ministrar as aulas, além de participar de reuniões pedagógicas uma vez por semana. O instrutor receberá uma bolsa auxílio e certificados de capacitação, trabalho voluntário e, caso seja estudante de nível superior, certificado de horas complementares. 

A gestora do projeto Alfabetização Cidadã, Gleice Lemos, acredita que a alfabetização prepara a pessoa para uma vida com mais dignidade e participação legítima na sociedade. “O projeto firma seu compromisso com a população do DF e do Brasil em promover um ensino da leitura e da escrita de forma inclusiva e cidadã”, explica.

Alfabetização Cidadã
Desde 1997, mais de 30 mil pessoas tiveram suas vidas transformadas pela educação por meio do projeto Alfabetização Cidadã. Nos últimos quatro anos, em parceria com o Rotary Club Distrito 4530, cerca de 1.800 pessoas já se formaram e, no último ano, o projeto contou com mais de 50 voluntários. Ao todo são 12 turmas de alfabetização, sendo 11 apadrinhadas pelo Rotary Club e uma pela empresa Sustentare Ambiental para os funcionários do SLU (Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal) que funcionam em localidades cedidas por parceiros, como igrejas, batalhão de polícia, faculdades e escolas públicas.

O curso de alfabetização é constituído por módulos com duração de nove meses, sendo um voltado à capacitação inicial de alfabetizadores e os demais para realização das aulas, que são realizadas na UCB ou nas regiões do Areal, Samambaia Sul e Norte, Riacho Fundo II, Varjão, Recanto das Emas, Brazlândia, Varjão e Taguatinga em turnos matutino, vespertino e noturno. As aulas são ministradas por voluntários, estudantes da universidade ou de outras instituições e comunidade que recebem bolsa auxílio pelo serviço e treinamento da UCB para lecionar.

Inscrições abertas para alfabetização de jovens e adultos
Quando: até dia 16 de março
Inscrições: presencialmente, no Campus I (sede) da Universidade Católica de Brasília (UCB)
Local: Campus I, Bloco L, Sala 19
Endereço: QS 07 Lote 01 EPCT, Águas Claras/DF - CEP: 71966-700 – Taguatinga Sul (Pistão Sul)
Mais informações: alfabetizacaocidada@ucb.br | (61) 3356-9162


Anny Cassimira

Nenhum comentário:

Postar um comentário