sábado, 7 de fevereiro de 2015

Senadora Lúcia Vânia anuncia saída do PSDB e pode ir para o PPS

Senadora Lúcia Vânia anuncia saída do PSDB e pode ir para o PPS

A “Folha de S. Paulo”, na reportagem “Pivô da crise entre Renan e tucanos deixa o PSDB”, disse que a senadora Lúcia Vânia, uma das políticas do partido mais respeitadas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, anunciou que vai deixar o partido. “Magoada por ter sido forçada a desistir de um cargo na Mesa Diretora do Senado pela cúpula tucana, Lúcia Vânia disse que cansou de enfrentar sucessivas dificuldades dentro do PSDB”, publicou a “Folha”. “A mágoa é em relação a esse processo. A disputa é normal para quem é político. O que não é normal é deixar um companheiro ser massacrado. Pelo menos, o partido vai aprender que tem que ter mais delicadeza ao lidar com questões complexas.” O senador Aécio Neves teria trabalhado para boicotá-la. Comenta-se que, convidada pelo ex-deputado federal Roberto Freire, ela estaria articulando sua filiação ao PPS. Na verdade, pela competência e seriedade da senadora, vários partidos vão tentar filiá-la.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), havia indicado Lúcia Vânia para a primeira-secretaria do Senado. Porém, o PSDB decidiu não bancá-la. Aécio Neves e outros próceres optaram pela indicação de Paulo Bauer, do PSDB de Santa Catarina. Nem Lúcia Vânia nem Renan Calheiros aprovaram a articulação de Aécio Neves.
Lúcia Vânia esclareceu que, por lealdade ao PSDB, não votou em Renan Calheiros para presidente do Senado, e sim em Luiz Henrique que, embora também do PMDB, era apoiado pelo tucanato. “A imagem que se passou é que eu traí o PSDB. Eu me comportei da forma mais ética possível. Comuniquei ao presidente Renan que não poderia votar nele por circunstâncias que exigiam que eu seguisse a determinação do meu partido.”
A tucana frisa que tem sido maltratada pela cúpula do PSDB há vários meses, segundo o relato publicado pela “Folha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário