Em posse de nova diretoria, Marconi Perillo ressalta papel do Sebrae na economia goiana
Tucano pontuou que parceria possibilita avanços consideráveis. Gestor lembrou da reforma administrativa e garantiu que governo foi proativo e vislumbrou crise nacional
Durante a cerimônia de posse da nova diretoria — diretor-superintendente será Igor Montenegro, diretor técnico Wanderson Portugal e diretora de administração e finanças, Luciana Albernaz — e do presidente do Conselho Deliberativo do Estado — Pedro Alves de Oliveira –, nesta segunda-feira (23/2) no Teatro Sesi, o governador Marconi Perillo (PSDB) acentuou a importância do Sebrae na economia goiana.
Em discurso, o tucano afirmou que o Sebrae é o maior responsável pelo reconhecimento e valorização dos micro e pequenos empreendedores no Brasil. Reafirmando a parceria do governo com a instituição, Marconi explicou que a união de ambos tem possibilitado avançar de forma econômica e social. “Isso tudo auxilia Goiás a estar na 7ª posição do País com empreendedores individuais, alcançando a cifra de 170 mil micro e pequenos empreendedores.”
O tucano pontuou que Goiás possui a 4ª menor taxa tributária, e que a parceria tem deixado Goiás nos últimos anos na vanguarda de criação de emprego. Conforme gestor — que lembrou que quando foi eleito pela primeira vez, o PIB era de 17 bilhões e hoje é 143 bilhões –, o Estado está na 9º lugar no PIB. “Goiás não é um estadinho qualquer mais. Se agigantou nos últimos anos e estamos nos preparando para crescer cada dia mais”, disse
Elogiando a reforma administrativa de própria autoria, o tucano ressaltou que o Estado tem conseguido se manter bem nesse momento de crise nacional graças à proatividade. De acordo com o gestor, a ação preventiva de transformar a máquina pública na menor do Brasil ajudou o Estado a estar firmes em tempos de recessão.
Por fim, o tucano garantiu que mesmo com crise nacional, irá trabalhar para deixar um legado para o próximo gestor. “Aqui em Goiás nós trabalhamos com parcerias, buscamos e sempre conseguimos os melhores resultados.”
O evento teve a presença do senador Ronaldo Caiado (DEM), sentado a mesa no palco junto com o governador Marconi Perillo e outros política da base do tucano; os deputados estaduais Virmondes Cruvinel (PSB) e Adriana Accorsi (PT); os vereadores Cristina Lopes (PSDB) e Thiago Albernaz (PSDB); Gilvane Felipe entre outros.
O escolhido do governador
Indicado por Marconi Perillo e votado por unanimidade pelo Conselho. Igor Montenegro substituiu Manoel Xavier — e sua gestão elogiada — e foi empossado novo diretor-superintendente do Sebrae. Em entrevista coletiva, Igor comentou a nova gestão e os próximos investimentos.
O campo mais importante é da Tecnologia da Informação (TI), com abertura de cursos e consultorias. “Vamos investir em inovação”, garantiu. O Sebrae atende atualmente mais de 25% dos micro e pequenos empresários de Goiás. E a intenção, conforme Igor, é dobrar os mais de 500 mil micro e pequenos empreendedores.
Explicando que os pequenos investidores são a base econômica brasileira — com 99% sendo micro ou pequeno e apenas 1% são empresas de grande porte — Igor apontou Sebrae como maior parceiro dos pequenos negócios.
O foco agora é a interiorização do Sebrae. Conforme dito por ele, e ressaltado também por Luciana Albernaz, a intenção é levar uma sede do Sebrae a pelo menos 50 grande municípios — atualmente são 11, e 26 em pequenos.
Luciana também pontuou questões relativas à nova administração. De acordo com ela, pretende-se reduzir o número de custos melhorar a comunicação da TI. “Já foi implantado nosso sistema de vídeo-conferência. Facilita a comunicação da sede e as regionais”, concluiu.
Crise nacional
Diferente do que foi dito pelo governo, Igor Montenegro se diz “otimista” e diz acreditar que a situação no Brasil é passageira. “Vamos vencer com muito trabalho e dedicação, e os pequenos negócios são a saída do País nesses momentos de dificuldades”, disse, lembrando que micro e pequenos empreendedores geram a metade dos empregos do Brasil.
“Não deixo a política. Apenas não serei candidato agora”
Em meados de março do ano passado, o atual superintendente do Sebrae disse que não disputaria a nenhum cargo no último pleito, mas que não sairia da política.
Questionado nesta segunda-feira (23) se já pensava em disputar um cargo para 2016 ou 2018, o diretor não respondeu e disse apenas que agora o foco é “fortalecer a gestão do Sebrae; a prestação de serviços..
Nenhum comentário:
Postar um comentário