CAMPANHA FÉRIAS DEZEMBRO 2024

CAMPANHA FÉRIAS DEZEMBRO 2024
CAMPANHA FÉRIAS DEZEMBRO 2024

sábado, 21 de fevereiro de 2015

“PMDB está com dor de cotovelo”


Cleovam Siqueira  está na linha de frente  no processo de  recriação do PL





Ex-deputado goiano está na linha de frente no processo de recriação do PL, sigla que poderá fundir-se com o PSD, com participação do ministro Kassab 

Amigo do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, desde os anos 80, o ex-vereador de Caldas Novas e ex-deputado estadual Cleovan Siqueira é o nome que está na linha de frente no processo de recriação do PL, sigla que está sendo organizada e poderá fundir-se com o PSD. Dessa união, deve nascer uma nova legenda, abrindo uma janela de infidelidade aos parlamentares que desejarem mudar de partido. A ideia do projeto, que foi idealizado por Kassab, é criar um grande partido que possa fazer frente ao PMDB no Congresso.
Em entrevista ao Estado, Cleovan Siqueira chama de “dor de cotovelo” a iniciativa de peemedebistas e da oposição de votar projeto que exige cinco anos de funcionamento de um partido para a fusão com outra legenda – vista como uma tentativa de impedir que o PL se junte à sigla de Kassab. Ele reconhece, porém, laços com o partido do ministro das Cidades. “Somos irmãos gêmeos do PSD”, diz.

O que o senhor achou da iniciativa do PMDB e da oposição de tentarem coibir fusões para impedir a criação do PL?
Cleovan – Estou muito feliz em ver que um partido que ainda nem nasceu está promovendo a reforma política no Brasil e fazendo o Congresso Nacional andar (risos). Vamos seguir com o processo e pedir o nosso registro em março. Seremos irmãos gêmeos do PSD. Se proibirem a fusão, formaremos um bloco e caminharemos juntos no mesmo projeto.

Como o senhor viu o projeto de lei do DEM que dificultaria a criação do PL?
Cleovan – É um direito deles, faz parte do jogo democrático e o liberal é um democrata radical.

O DEM foi o partido mais prejudicado pela criação do PSD. Acha que eles temem perder mais gente para o PL?
Cleovan – O DEM tem medo do surgimento do PL porque também é um partido liberal. Tem muita gente lá que gostaria de estar em um partido com uma raiz ideológica claramente liberal. A mudança de nome [de PFL para DEM] desagradou muita gente.

É verdade que o PL está sendo criado para que seja possível formar um novo partido que rivalizaria em tamanho com o PMDB na aliança?
Cleovan – Faz oito anos que fundei o PL. Naquela época, não existia essa conjuntura política. O liberal é como a Coca-Cola: tem em mais de cem países do mundo. Por que não podemos fazer um partido Liberal no Brasil?

Qual é o papel do PSD na criação do PL?
Cleovan – Sou grato ao PSD. Não tive ajuda nem do PSDB, nem do PMDB no processo de criação do partido. Eles têm dor de cotovelo. O Aécio (Neves, presidente do PSDB) deve ter ficado sabendo que algum deputado, senador ou governador do PSDB pode estar namorando o PL.

Esse namoro existe?
Cleovan – Quem sabe… é possível. Tem gente do PSDB e do PMDB que nos procurou.

Agência Estado, de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário