segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Câmara votará projeto que dificulta fusão de partidos

Moisés Tavares/BLOG A VERDADE
Com informações ;Agencia Globo



Deputado Mendonça Filho (DEM)


Agência Globo
A Câmara aprovou o regime de urgência para votação do projeto que cria uma quarentena para a fusão de partidos políticos recém registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A proposta, de autoria do líder do DEM, Mendonça Filho (PE), é uma reação à criação de novas legendas, como o PL, cuja articulação vem sendo feita pelo ministro Gilberto Kassab (Cidades), do PSD, como forma de diminuir a dependência do governo Dilma Rousseff do PMDB. O mérito do projeto será votado posteriormente.
Mendonça Filho conseguiu o apoio de 17 partidos para o requerimento de urgência e, na reunião de líderes partidários desta semana, houve um acordo para votar apenas a urgência e debater melhor o mérito. Durante a votação desta quarta-feira (18), o deputado Afonso Florence (PT-BA) chegou a dizer que o PT era contra e pediria verificação de quórum, o que inviabilizaria a votação.
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reagiu, avisando que o PT estaria quebrando acordo feito na reunião de líderes de aprovar todas as urgências e que o partido poderia ter o mesmo tratamento em outras matérias. Mendonça Filho fez apelo em plenário para que o PT respeitasse o acordo de votação da urgência. Florence voltou atrás e a urgência foi aprovada simbolicamente.
— Quero cumprimentar o deputado Florence por cumprir o acordo e dizer ao deputado Miro Teixeira que vamos discutir a proposta com profundidade antes de votar o mérito. O projeto tem por objetivo coibir a indústria de criação de novos partidos — disse Mendonça Filho.
Os peemedebistas têm demonstrado preocupação com a criação do PL por Kassab. Foram discutidas alternativas de reação, entre elas o apoio ao projeto do DEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário