CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

quarta-feira, 8 de maio de 2013

ANTT anuncia licitação após pedido de intervenção do prefeito Hildo


O transporte coletivo interestadual semiurbano entre DF e Entorno é o mais movimentado do país.

Prefeito Hildo do CandangoA Agência Nacional de Transporte Terrestre informou que o processo de licitação do transporte semiurbano de passageiros do Entorno do DF encontra-se em fase de análise das contribuições recebidas ao longo da Audiência Pública nº 129/2012, que foi realizada em dezembro de 2012, referente ao Plano de Outorgas de tais serviços, com vistas a incorporar ao modelo as melhorias propostas pela sociedade e consideradas relevantes pela agência.
“No 2º semestre de 2013 está prevista a realização de Audiência Pública referente ao Edital de Licitação e ao Contrato de Permissão, ocasião em que os interessados poderão auxiliar no aperfeiçoamento de tais instrumentos. A publicação do Edital de Licitação, por sua vez, depende da finalização de tais atividades e da aprovação do Plano de Outorgas em caráter definitivo pelo Ministério dos Transportes após a devida avaliação pelo Tribunal de Contas da União. Prevê-se a realização da licitação no próximo ano.”, disse a agência.
O transporte coletivo interestadual semiurbano entre DF e Entorno é o mais movimentado do país. Segundo dados da ANTT, são transportados anualmente aproximadamente 89 milhões de passageiros em 551 linhas. A agência dividiu a região do Entorno de Brasília em quatro lotes de linhas para a licitação do sistema de transporte semiurbano. No total são 33 quotas, sendo que cada quota tem um determinado número de linhas. Por exemplo: A ligação Águas Lindas/Brasília faz parte do Lote 3, quota 1, sendo que esta quota tem 39 linhas.
ANTT anuncia licitação após pedido de intervenção do prefeito HildoO pedido de intervenção no transporte público de Águas Lindas de Goiás foi feito a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pelo prefeito da cidade Hildo do Candango (PTB). O prefeito do município que fica no Entorno de Brasília tem denunciado há vários meses a precariedade do serviço. São ônibus sucateados e que não oferecem nenhuma segurança ao usuário. O prefeito lembra que a população paga caro pela passagem. A média de preço cobrado pela tarifa é de R$4, 50 por bilhete para ir a Brasília.
“Centenas de pessoas moram em Águas Lindas e trabalham em Brasília. Diariamente essas pessoas enfrentam ônibus lotados sem nenhum conforto. O serviço é caro e de baixa qualidade”, comentou o prefeito Hildo do Candango.
Os problemas do transporte coletivo já geraram inúmeros protestos realizados pela população de Águas Lindas. A expectativa, segundo o prefeito Hildo do Candango, é que a situação melhore. O governador Marconi Perillo (PSDB), o secretário das Cidades, João Balestra, e o presidente da Agência Goiana de Regulação (AGR), Humberto Tannus, assumiram recentemente o compromisso de resgatar o controle do transporte público interestadual na região do Entorno do Distrito Federal. A medida conta com o apoio do senador,Gim Argello (PTB). Marconi e os dois secretários realizaram, em Brasília, audiência com o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Macedo.
Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: Antonio Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário