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quinta-feira, 23 de maio de 2013

Ouvidoria do SUS: uma nova visão em saúde

Um novo espaço de cidadania e de comunicação entre o cidadão e os gestores do SUS.

Implantada em Águas Lindas de Goiás, no início desta Gestão do prefeito Hildo do Candango, através da secretaria Municipal de Saúde, a Ouvidoria do SUS, que tem à frente a ouvidora Solange Almeida e funciona no prédio da própria SMS tem se constituindo em um verdadeiro espaço de comunicação e interação entre o cidadão ou cidadã e os serviços públicos de saúde.
Ouvidoria
O secretário de saúde Doutor Willen destaca o papel importante da Ouvidora “que não se limita a ficar apenas no seu gabinete e participa efetivamente das ações públicas desenvolvidas por esta secretaria”, frisa o secretário. O trabalho de Solange também é reconhecido pela dinâmica de sua atuação.
“A Ouvidoria do SUS da Secretaria Municipal de Saúde de Águas Lindas de Goiás, é um espaço de cidadania e de comunicação entre o cidadão e os gestores do SUS. É também um instrumento voltado para garantir que as manifestações e contribuições da população subsidiem as ações dos gestores na avaliação e melhoria da qualidade dos serviços de saúde, permitindo a construção de uma sociedade mais informada e participativa”, diz Solange.
A Ouvidora vem recebendo apoio dos pacientes da rede municipal. A dona de casa Larissa Gomes, residente no SETOR 10, relatou que foi prontamente atendida no posto PSF daquele Setor. “ Venho aqui para dizer que o dentista me atendeu muito bem, com eficiência e competência”, enfatizou Larissa.
O trabalhador Antonio da Silva, residente em Ceilândia disse que conseguiu um exame de vista e de Glaucoma em águas Lindas com muito mais rapidez do que no DF. “Aproveitei e fiz consulta e tratamento dentário e agradeço muito pela a atenção que me foi dispensada”, disse Antônio.
A Superintendente de Atenção a Saúde da SMS Enfermeira Sueli Santos, explica que o trabalho feito pela Ouvidoria e a participação do público  “possibilita a elaboração de relatório que mostra os problemas e falhas na aplicação dos princípios do SUS. Este relatório apresenta as necessidades e demandas sociais, e transforma a sua participação em suporte estratégico para a tomada de decisões no campo da gestão na busca de soluções para as queixas e indagações dos cidadãos”, acrescentou Sueli.
SAIBA MAIS
A Ouvidoria do SUS – OUVISUS, de ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS, diretamente subordinada ao Secretário Municipal de Saúde Pública e tem como objetivo:
  • Propor, coordenar e implementar a Política Municipal de Ouvidoria em Saúde, no âmbito do SUS;
  • Estimular e apoiar a criação de estruturas de ouvidoria em saúde, no âmbito do município;
  • Implementar políticas de estímulo à participação de usuários e entidades da sociedade no processo de avaliação dos serviços prestados pelo SUS;
  • Promover ações para assegurar a preservação dos aspectos éticos, de privacidade e confidencialidade em todas as etapas do processamento das informações decorrentes;
  • Assegurar aos cidadãos o acesso às informações sobre o direito à saúde e às relativas ao exercício desse direito;
  • Acionar os órgãos competentes para a correção de problemas identificados, mediante reclamações e denúncias contra atos ilegais ou indevidos e omissões, no âmbito da saúde, para gerar melhorias nos serviços prestados;
  • Aperfeiçoar o processo de recebimento, encaminhamento, acompanhamento e resposta das manifestações recebidas;
  • Viabilizar e coordenar a realização de estudos e pesquisas visando à produção do conhecimento, no campo da ouvidoria em saúde, para subsidiar a formulação de políticas de gestão do SUS;
  • Fundamento ético quanto ao tratamento das demandas;
  • Facilitar a democratização de informações em saúde;
  • Realizar a mediação de situações emergências, atenuando conflitos.
Horário de funcionamento: das 08h às 17h de segunda a sexta-feira.
Endereço: Quadra 109, Lotes 30/32, Conjunto B, Setor 10, Águas Lindas de Goiás.
Telefone: 61. 3902-1097

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Alberto Pessoa (SMS)

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