CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

domingo, 26 de maio de 2013

“Arrastão” de Marconi Perillo começa pelo interior
André Saddi
Marconi Perillo: aos poucos, com obras de impacto, como hospitais, viadutos, VLT e credeqs, o tucano pretende “conquistar” Goiânia
Enquanto as oposições discutem a reforma do “mundo” no Piquiras, no Café de la Musique e no Mercatto, esquecendo o Goiás profundo, o governador Marconi Perillo, do PSDB, começa a fazer obras em vários municípios, como Uruaçu. São hospitais, rodovias (novas e restauradas), reforma de escolas, entre outras. O tucano-chefe traçou uma estratégia pouco examinada pelas oposições — que preferem falar de seu desgaste político, sem admitir que sua celebrada capacidade de auto recuperação é um fato.

A estratégia é a seguinte: fazer um amplo “arrastão” de obras em todo o interior — começando pela recuperação das rodovias —, priorizando-se, num primeiro momento, mais a gestão, a qualidade da gestão, do que a política em si. A política será feita a partir da eficiência da administração. Aos poucos, com a recuperação da popularidade — pesquisas começam a mostrar que isto não é ficção —, o tucano-chefe recomeçará a fazer política com mais intensidade. Aliás, já está fazendo, mas centrado na tese de que uma gestão eficiente, que atenda os interesses dos indivíduos no local onde eles moram, é que vai galvanizar a opinião pública em torno de seu nome para mais uma eleição.

Consolidado no interior, de onde espera sair com uma frente ampla nas eleições de 2014, Mar­coni vai, aos poucos, seguindo para Goiânia. O tucano-chefe pretende fazer obras de magnitude na capital para, na campanha, ter o que apresentar ao seu exigente eleitorado. Não só. Ele vai cobrar, cada vez mais, serviços de qualidade no setor público — com o objetivo de mostrar aos indivíduos de que alguém, no poder, realmente está preocupado com eles.

A construção do segundo Hospital de Urgências na capital, agora na região Noroeste, e dos centros de recuperação para dependentes químicos — um verdadeiro clamor da sociedade, e em todo o Estado — podem fazer a diferença. Mas o tucano quer fazer mais. Ele pretende construir um Hospital da Mulher que seja modelo. Para viabilizar o projeto mais rapidamente, chegou-se a estudar a possibilidade de comprar o Hospital São Sal­vador e adaptá-lo.

Marconi também vai construir viadutos na capital, com o objetivo de melhorar o trânsito. Mas sua obra mais ambiciosa, tanto pelo caráter moderno quanto pela funcionalidade, será a construção do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O governador aposta que esta obra vai dar uma nova “cara” ao governo em Goiânia — será uma referência de sua ideia de modernidade.

O governador também de olho na Grande Goiânia. Pes­quisas indicam que, devido à parceira com o prefeito Maguito Vilela, ele está bem em Aparecida de Goiânia. Em Trindade, devido a gestão eficiente do prefeito Jânio Darrot, do PSDB, sua imagem é positiva. Em Senador Canedo, Vanderlan Cardoso o supera em popularidade. Em Goiânia, Iris Rezende ainda é a estrela, mas, concluídas as obras, o quadro pode mudar pelo menos parcialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário