CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

quarta-feira, 25 de julho de 2012

'Minha vida virou ruína', diz pai de menina infectada por HIV em hospital

Adolescente foi contaminada em transfusão de sangue aos 3 anos de idade.
Governo da Bahia foi condenado a pagar indenização e pensão vitalícia.


Ruan Melo e Rafaela RibeiroDo G1 BA
Comente agora
HIV (Foto: Reprodução/TV Bahia)Garota precisou de transfusão de sangue aos três
anos de idade e foi infectada pelo vírus HIV na BA
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
O pintor de carros Carlos Alberto da Silva Ribeiro, de 40 anos, mora de aluguel no município de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, com as quatro filhas. Uma delas foi infectada aos 3 anos de idade pelo vírus HIV durante transfusão de sangue no Hospital Geral Roberto Santos, na capital baiana.
Em 2005, a família entrou com um processo na Justiça, que chegou a ser julgado em 2010, mas o Governo do Estado recorreu. Na terça-feira (24), em novo julgamento, saiu decisão para pagamento de pensão vitalícia de quatro salários mínimos e indenização de R$ 100 mil à família da menina. O governo informou que vai recorrer.
Segundo o pai, a filha que hoje tem 16 anos não é mais a mesma depois que descobriu a doença. “Às vezes ela fica até depressiva. Ela é uma menina triste, se diverte muito pouco. A alegria dela não vai voltar como era antes de ficar doente”, lamenta.
Carlos Alberto afirma que a jovem também sofre de um tipo de retardo mental causado por um problema no cérebro. Ele diz que a garota cursava a segunda série do Ensino Fundamental, mas decidiu largar os estudos há três meses por dificuldade em acompanhar os amigos e por se sentir rejeitada. O pai, que é responsável por toda a renda da família, conta que falta dinheiro para pagar uma escola especial para a filha. “Ela fala como se fosse uma menina de 10 anos e está precisando de um investimento que eu não estou podendo fazer na saúde dela. Ela precisa de um colégio particular para fazer um tratamento especial para estudar”, relata.
Pai pintor de carros Carlos Alberto da Silva Ribeiro (Foto: Reprodução/TV Bahia)Pintor de carros Carlos Alberto da Silva Ribeiro
(Foto: Reprodução/TV Bahia)
Segundo Carlos, a jovem precisou ser internada no Hospital Roberto Santos aos três anos de idade por conta de uma anemia. Ele diz que ao fazer a transfusão de sangue, o corpo da filha começou a apresentar algumas mudanças. “Perguntei ao médico por que o corpo dela estava vermelho e me disseram que era uma reação alérgica, que quando eu chegasse em casa ia passar. Nunca mais passou”.
Carlos lembra que a criança começou a ficar doente com frequência e, por isso, ele fez um plano de saúde. Ao levar a menina a um hospital particular, ele pediu que o exame de HIV fosse feito. “Eu suspeitava que fosse essa doença, mas eu não tinha coragem de pedir para fazer o exame”, disse.
Ao saber que a filha era portadora do vírus HIV, Carlos diz que tudo mudou na vida dele. “O mundo desabou. Minha vida virou uma ruína. Eu fiquei muito triste”. De acordo com o autônomo, ele desconfiou que o caso fosse de responsabilidade do estado porque não há histórico de HIV na sua família. A partir daí, acionou um advogado e entrou com uma ação direta contra o estado.
Para cuidar da garota, Carlos Alberto teve que vender sua casa própria e um carro. “Detonei um carro, detonei uma casa. Destruí tudo que tinha para pagar o tratamento. Perdi diversos empregos e hoje moro de aluguel”, relata o pintor, que diz ainda que não tem dinheiro para pagar um tratamento de pele e óculos novos para a filha, que tem um grau de miopia muito elevado.
Mesmo com a condenação do Governo do Estado da Bahia, o pai diz que continua indignado com a situação. “Eu estou triste porque eles vão recorrer. Eles não abraçaram a causa”, aponta.
Julgamento
O Governo do Estado da Bahia foi condenado a pagar pensão vitalícia de quatro salários mínimos e indenização de R$ 100 mil. O julgamento aconteceu na terça-feira (24), na sede do Tribunal de Justiça da Bahia.
A decisão foi proferida pelo desembargador Salomão Resedá, relator do processo, e contou com votos unânimes de mais três desembargadores que participaram da sessão. O Governo da Bahia anunciou que irá recorrer da decisão através do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
O pai da vítima, que assistiu ao julgamento, contou que o valor a receber é simbólico. "O valor é muito pequeno. Vou utilizar no tratamento dela. Hoje ela só tem 15 anos e sofre muito com a situação", revelou o pai, Carlos Alberto, bastante emocionado. A Procuradoria Geral do Estado disse que vai recorrer da decisão.
Doença
De acordo com dados revelados pela Secretaria de Saúde do Estado, os casos de Aids aumentaram 150% na Bahia e nos últimos três anos, 3.614 novos casos foram registrados. O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia analisou 1.241 pessoas infectadas e 50% dos pacientes têm acesso tardio ao serviços de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário