CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

quinta-feira, 26 de julho de 2012


Eleições 2012
Mais de 100 municípios terão apenas um candidato a prefeito
Sem disputas, eleitores terão opção de votar no candidato único ou em branco ou nulo
Déborah Gouthier

Uma eleição sem disputa. É o que ocorrerá em 106 municípios brasileiros que terão apenas uma opção de candidato à prefeitura. O dado foi informado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e corresponde a 1,9% dos municípios que participam das eleições deste ano.

Nesses casos, o eleitor terá a opção de votar no candidato, nulo ou branco. Entretanto, como os votos nulos e brancos são considerados inválidos, o candidato precisará receber apenas um voto para ser eleito. Isso porque a legislação eleitoral determina que para vencer o candidato precisa ter metade mais um dos votos válidos.

Em Goiás, essa situação acontece no município de Edéia, localizado a 120 km de Goiânia. O candidato é Elson Tavares, do PSDB, que deverá suceder o atual prefeito Lourival Ferreira. Os dois são colegas de partido e Elson já foi prefeito da cidade, conquistando grande aprovação popular. Ele tem o apoio do atual chefe do Executivo, que preferiu não disputar a reeleição.

Apesar de permitida pela legislação, essa situação é tida como problemática. De acordo com o juiz Carlos Henrique Braga, secretário-geral do TSE, essa falta de debate enfraquece o pleito e é prejudicial à democracia. Ele também explica que os votos nulos e brancos não tem validade porque servem como uma mensagem de que o eleitor acha que nenhum candidato serve ou que tanto faz, respectivamente.

*Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário