CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA-AÇÕES DO ENTORNO

domingo, 22 de julho de 2012


Cachoeira doou computadores quebrados à primeira dama
Enviado por Webmaster em 17/07/2012 12:10:00 (15 leituras)
As mais de uma centena de máquinas caça-níqueis apreendidas em Águas Lindas pelo Grupo Tático 3 (GT3) da Polícia Civil, procedente de Goiânia, foram trocadas no CIOPS daqui por lixo eletrônico, que são computadores quebrados (placas e monitores inutilizados), numa “operação de caridade”, com objetivos claros de disfarçar o crime de contravenção, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, violação do sigilo funcional etc..
Os computadores das máquinas de caça-níqueis foram devolvidos à organização criminosa (ORCRIM) e os computadores quebrados e placas-mãe velhas foram doados à Secretaria Municipal do Serviço Social. Para apurar bem o disfarce, os membros da quadrilha acondicionaram os equipamentos velhos e estragados em caixas de papelão (eram mais de 150), onde escreveram com pincel atômico “Prefeitura”.
Já os computadores bons foram transportados para um galpão da ORCRIM na BR-070, nos fundos da metalúrgica Colombo.
A operação de devolução com disfarce foi idealizada pelo então delegado chefe Hylo Marques Pereira e acertada num encontro que tiveram em 14 de junho de 2011, dentro de uma camionete Strada, sob as árvores da frente do Restaurante do Milton.
O grupo achava que se a organização criminosa pagava uma propina de R$ 8 mil mensais ao delegado era exatamente para ser atendida de imediato nos momentos mais difíceis, mas Hylio Marques impôs dificuldades até a ORCRIM aceitar pagar mais. Conforme constam das escutas telefônicas, o delegado não só conseguiu mais dinheiro, como também determinou o ritual que seria observado no resgate das máquinas.
Na ausência do delegado, a quadrilha chegou a xingá-lo, mas depois Olímpio Queiroga apaziguou os ânimos, dizendo que Hylo Marques tinha razão ao adotar cautelas, para não se complicar, porque já estava difícil para ele.
HISTÓRICO -- Por determinação do Ministério Público de Goiás, o Grupo Tático 3 (GT3) da Polícia Civil veio da capital e apreendeu 153 máquinas de caça-níqueis na cidade e deixou os equipamentos sob a responsabilidade do então delegado-geral Hylo Marques, que veio a ser descoberto como um dos integrantes da quadrilha do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.
As máquinas foram apreendidas em 27 e 28 de maio de 2011. A operação serviu de pretexto para Hylo Marques promover grande alarde na imprensa local e de Brasília. Cabia a ele presidir o inquérito policial, e, conforme o destino dado pela Justiça, destruir as máquinas.
Carlinhos Cachoeira, donos de casas de jogos de azar e o delegado Hylo Marques e diversas outras autoridades policiais foram detidas pela Polícia Federal em 29 de fevereiro último, como parte da Operação Monte Carlo, que fechou as casas de jogos clandestinas.
O que a imprensa não divulgou é que os computadores apreendidos foram trocados no CIOPS por carcaças, numa operação secreta levada a efeito em 14, 15 e 16 de junho de 2011. A operação-troca, idealizada por Hylo Marques, retirou os caça-níqueis do CIOPS, substituindo-os por carcaças, instantânea e apressadamente doadas à Secretaria de Ação Social e Cidadania (cuja titular é a primeira dama), sediada em um galpão da Paróquia de São Pedro Apóstolo. 
Tudo leva a crer que o prefeito Geraldo Messias tinha conhecimento da operação-resgate, pois antes de descarregar o lixo eletrônico no galpão da Secretaria, o caminhão parou no pátio da Prefeitura.
Um mês antes, 10 de maio, o próprio Carlinhos Cachoeira visitou o prefeito Geraldo Messias, na Prefeitura, quando já havia vazado o plano da Polícia Federal de desfechar a operação Apate, com mandados de busca e apreensão nas residências do prefeito em Águas Lindas e em Taguatinga (DF) e na Prefeitura.
A Polícia Federal e a Receita Federal apuravam fraudes na restituição do imposto de renda retido na fonte na Prefeitura de Águas Lindas e em outras dez prefeituras e câmaras municipais. Geraldo Messias foi cuidadosamente avisado pela organização criminosa, que tinha agentes duplos infiltrados na PF.
FONTE: o descoberto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário