CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

domingo, 29 de julho de 2012


Eleições
Partidos apontam as prováveis surpresas eleitorais de 2012
Estreantes e velhos conhecidos do eleitorado vão se destacando nos respectivos partidos como possíveis cartas na manga das eleições municipais deste ano
Fernando Leite/Jornal Opção
Deputado estadual Karlos Cabral (PT) poderá surpreender Juraci Martins em Rio Verde
Frederico Vitor
Cada eleição é uma história. Muitos po­líticos usam deste chavão para se es­quivar de previsões e análises acerca da corrida eleitoral deste ano. É fato que novos nomes surgem em um panorama político manchado por recentes escândalos. Com o desgaste, os chamados “estreantes” poderão ganhar espaço. Partidos já apostam suas fichas e fazem do mapa de Goiás um verdadeiro tabuleiro de xadrez. As maiores forças do Estado já costuraram alianças e, em alguns casos, tradicionais aliados serão adversários. Novos nomes não faltam como francos favoritos para o pleito de 2012.

Segundo o Tribunal Re­gio­nal Eleitoral de Goiás (TRE-GO) serão 664 candidatos a prefeito que brigarão pelo voto de 4.061.613 de eleitores espalhados nos 246 municípios goianos. Máquinas eleitorais como PMDB, PSDB, PSD, PT e PTB não vão medir esforços para conquistar o máximo de prefeituras e bases eleitorais já de olho em 2014. Nesse cenário, novos postulantes entram na disputa com a esperança de serem as “surpresas” que com­­­põem a renovação da bas­­tante desgastada política de Goiás. Líderes par­tidários apontam nomes e afiam os discursos triunfalistas.
PMDB-PT

O PMDB será o partido com o maior número de candidato de cabeça de chapa com 122 candidaturas. Mas, dos cinco maiores municípios, apenas em Aparecida de Go­iânia o partido tem um dos quadros candidato a prefeito, no caso, Maguito Vilela. O secretário geral do PMDB em Goiás, Kid Neto, não quis apontar surpresas ou favoritos. Cauteloso, ele diz que todas as candidaturas são especiais para o partido, mas ressaltou a importância estratégica dos prefeitáveis nas cidades da re­gião do Entorno do Distrito Federal. O cinturão formado pelas cidades goianas ao redor de Brasília é um tradicional reduto eleitoral do partido do governador Marconi.

Em Formosa, o PMDB nu­tre muitas expectativas no ex-deputado e secretário de Segurança Pública do governo Alcides Rodrigues, Ernesto Roller. O município é o 4° mais populoso do Entorno do DF, contudo o de maior economia, o que lhe dá o status de importante colégio eleitoral. Em Jataí, Humberto Machado tentará a reeleição contra o candidato da base aliada do governo estadual. Em Mineiros, o ex-governador Agenor Rezende tentará capitular eleitoralmente o município, que também é um tradicional reduto tucano. Em Mor­rinhos o partido quer viabilizar o projeto do jovem agrônomo Tiago Mendonça.

A grande estrela da constelação do PMDB, além de Ma­guito Vilela em Aparecida, será mesmo Adib Elias. O partido comanda Catalão há 12 anos e o PSDB tenta romper a supremacia peemedebista com o parlamentar Jardel Sebba, presidente do Legislativo goiano. Em Trindade, a reeleição de Ricardo Fortunato é aguardada pelas lideranças do partido. Inhumas terá pleito apertado e imprevisível, mas o PMDB espera novo triunfo de Dr. João Antônio. “Ele é médico, já foi prefeito e vice-prefeito e desenvolve bons trabalhos sociais naquela cidade. Será uma eleição difícil, mas esperamos a vitória”, afirma Kid Neto.

Outro município que está no radar do PMDB é Go­ianésia, onde Gilberto Naves tentará a reeleição. Em Qui­rinópolis o deputado estadual Paulo Cezar Martins vai disputar a prefeitura com um candidato do DEM e outro do re­cém-fundado PSD. Fato curioso a ser notado é que, das cinco maiores cidades goianas, o PMDB é cabeça de chapa em apenas uma. Em Goiânia, A­nápolis e Rio Verde o partido de Iris Rezende compõe a vice com o PT. Em Luziânia, a le­genda apenas complementa a coligação do candidato do PSD, partido da base aliada do governo estadual.

O PT goiano se volta em torno de duas candidaturas que são vistas como fundamentais para a edificação de um projeto maior de poder: Goiânia e Anápolis, os dois municípios mais ricos do Estado. Na capital, Paulo Garcia disputará a sua primeira eleição para prefeito como cabeça de chapa. Em Anápolis, Antônio Go­mide tentará a reeleição graças à boa aprovação da administração de seu governo, que parece ter caído no gosto do eleitorado anapolino, após períodos políticos conturbados. Em Rio Verde, o deputado estadual Karlos Cabral desafiará o atual prefeito, Juraci Martins (PSD), que também tem boa avaliação por parte dos rio-verdenses.

Na opinião do deputado federal Rubens Otoni, eminência parda do PT goiano, o partido da presidente Dilma Rous­seff deu um salto de qualidade nas candidaturas das eleições municipais. O PT tem forte presença com candidaturas com­petitivas nas principais cidades do Estado. Nos nove maiores municípios, o PT é o único presente com candidatura de cabeça de chapa ou vice. Serão 85 candidaturas compondo a chapa majoritária, sendo das 20 maiores cidades, em 15 o PT terá posição de destaque. “Esperamos vencer em 15 das 20 coligações das candidaturas nos maiores municípios”, diz Rubens Otoni.

Em três importantes cidades do Entorno o PT tentará am­pliar ocupação de espaço político. Em Valparaíso de Goiás, o partido espera eleger a professora Lucimar Nasci-mento. O advogado Enilson Kuru tem boas chances em Planaltina contra três candidatos. Na Ci­dade Ocidental, o vereador Lu­la trava duelo contra candidato do PTB de Jovair Arantes. Em Mineiros, no Sul do Estado, as atenções se voltam para a médica Ivane Mendonça. De­talhe: a cirurgiã plástica é especialista em operação de mudança de sexo, e segundo sua as­sessoria, ela realiza pelo menos três procedimentos do tipo por semana no Hospital das Clí­nicas em Goiânia.
Base aliada



O partido do governo estadual deve lançar 118 candidaturas majoritárias para prefeito. Neste ano, os tucanos não vão lançar candidato na capital e, dos cinco maiores municípios goianos, apenas Luziânia tem apenas um peessedebista cabeça de chapa: Gastão Leite, vereador e presidente da A­gência Goiana de Desen­vol­vimento Regional (AGDR), é a expectativa dos tucanos pelo predomínio político no município. Curiosamente, o candidato terá dois outros nomes da base aliada do governo estadual como adversários.

Segundo Paulo de Jesus, presidente estadual do PSDB, na política é natural que aliados em nível estadual se tornem concorrentes no plano municipal. Ainda na região do Entorno do Distrito Federal a servidora pública federal Lêda Borges é a candidata tucana. Em Trindade, o deputado estadual Jânio Darrot tenta pela segunda vez consecutiva a prefeitura da “Capital da Fé”. Os líderes tucanos acreditam na vitória do empresário, mas preveem um embate duro. “Achamos que Jânio vença as eleições, mas não será uma campanha fácil. Há dois candidatos fortes, mas acreditamos na vitória”, prevê Paulo de Jesus.

Em Novo Gama, o partido do governador também nutre esperanças na candidatura da deputada estadual Sônia Chaves. Em Jataí no Sudoeste do Estado, o empresário Victor Priori terá páreo duro contra o atual prefeito Humberto Machado. O município que deve mesmo ter atenção especial por parte dos tucanos é Catalão, no Sul goiano. O deputado estadual Jardel Sebba tentará pela terceira vez a prefeitura. O presidente do parlamento goiano vai enfrentar nas urnas seu arquirrival, Adib Elias, do PMDB. Jardel vai tentar romper com a hegemonia peemedebista de 12 anos.

Em Goianésia, o engenheiro Jalles Fontoura vai enfrentar o atual prefeito do PMDB, Gilberto Naves. Em Mineiros, cidade natal do deputado federal Leonardo Vilela, os tucanos vão apostar as fichas em Junior da Citro Cinco. O candidato enfrenta uma petista e um peemedebista, o ex-governador Agenor Rezende. Em Po­rangatu, Gláucia Melo disputa a prefeitura contra três outros candidatos, um dele do PMDB. Em Uruaçu, Valmir Pedro tenta o primeiro mandado. A estimativa dos tucanos  é de é de que o Palácio das Es­me­raldas tenha, no próximo ano, pelo menos 160 prefeituras para a base aliada.

O PSD, partido dos deputados federais Vilmar Rocha (secretário estadual da Casa Civil) e Armando Vergílio fará sua
estreia em eleições em Goiás com 54 candidaturas à prefeitura como cabeça de chapa, e 53 a vices. É o 3º no ranking dos partidos com maior número de prefeitáveis. Dos dez maiores municípios, a legenda compete em quatro: Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Luziânia e For­mosa. Na segunda maior cidade do Estado, o ex-vice-governador Ademir Menezes tentará se eleger pela segunda vez. O deputado é tido como aposta da base aliada para vencer o ex-governador Maguito Vilela.

Em Rio Verde, Juraci Martins tentará a reeleição após a turbulenta saída do DEM de Ronaldo Caiado. A ruptura foi tão traumática que os democratas apoiam o petista Karlos Cabral. Em Luziânia, o deputado estadual Cristóvão Tor­min entra na disputa contra o PSDB e DEM. Em Formosa Ita­mar Barreto enfrentará Ernesto Roller do PMDB. Vilmar Rocha calcula que o PSD sairá fortalecido das eleições 2012. “Considerando que o partido foi registrado no dia 27 de setembro do ano passado, a dez dias do prazo para filiar todos àqueles que hoje são candidatos, se tivéssemos mais tempo, seríamos maiores do somos hoje”, avalia.

O DEM do vice-governador José Eliton e do deputado federal Ronaldo Caiado tentará redemarcar território e posição após o enfraquecimento do partido com a criação do PSD e da cassação do ex-senador Demóstenes Torres. Em Aparecida de Goiânia os democratas se esforçam na viabilização da candidatura do empresário Tanner de Melo. Em Anápolis, Wilson Rancheiro entra na corrida eleitoral contra o petista Antônio Gomide. Geraldão é o nome da legenda em Luziânia. Em Itaberaí os democratas depositam esperanças em Rita do Tico e em Quirinópolis, Odair Resende promete surpreender no município.

Os holofotes se voltam agora ao PTB, por ser do partido o nome ungido pelo Palácio das Esmeraldas para representar a base aliada no pleito 2012 na capital. O deputado federal Jovair Arantes, que já foi vice de Darci Accorsi de 1993 a 1996, terá a chance de ocupar o Paço Municipal em 2013. Além de Goiânia, os trabalhistas vão disputar 45 prefeituras como cabeça de chapa. Destaque para Águas Lindas de Goiás, onde o deputado estadual Hildo do Candango é apontado como favorito. Em Itumbiara, o secretário municipal de Obras, Chico Bala, é o candidato apoiado pelo atual prefeito, Zé Gomes da Rocha (PP).

O PTB aposta nas candidaturas de Morrinhos, com o engenheiro Rogério Troncoso, além de Giselle Araújo em Cidade Ocidental, e os empresários Ival Avelar, em Jaraguá, Ibinho, em São Simão, e Edu Martini, em Cristalina. Gil Ta­vares tenta a reeleição em Ne­rópolis. Jovair afirma que pode surpreender em Goiânia. Se­gundo ele, cada eleição é uma realidade e que terá nove minutos de tempo de TV, o suficiente para subir nas pesquisas durante o decorrer da campanha. “Vou ganhar, pois tenho bons projetos para Goiânia, como a abertura de novas avenidas, Vapt-vupt da Saúde além do término da Marginal Cascavel”.
PDT/PSB/PP

O PDT da deputada federal Flávia Morais terá 30 prefeitáveis, sendo ela própria candidata em Trindade. Em Senador Canedo, o deputado estadual Misael Oliveira tem apoio do ex-prefeito Vanderlan Cardoso. Em Inhumas o advogado Dioji Ikeda poderá ser a grande surpresa, como alternativa ao gru­po de Balestra e do PMDB do ex-prefeito José Essado. O ex-deputado Wellington Valim apoia Dioji além do PT local, do atual vice-prefeito. Flávia Morais acredita que o partido será o que mais terá crescido após as eleições. “Faremos de 10 a 12 prefeituras, o que significa proporcionalmente um crescimento de mais de 100%”.

O PSB de Junior do Friboi e de Barbosa Neto terá 28 candidatos a prefeito, 9 a mais do que nas eleições passadas. Mesmo assim, dos 20 maiores cidades apenas em Santo Antônio do Descoberto (Bem Neto) e Cal­das Novas (Gesimar de Sou­sa) o partido compõe como ca­beça de chapa. Em Nova Ve­neza o partido lança o nome de Ma­noel Correa; em Goianira o candidato é Juarez Machado e em Ipameri, Ludmila Cozac é a aposta feminina da legenda.

O PP dos deputados federais Roberto Balestra e Sandes Junior parece ter definhado após saída de Alcides Rodrigues do Palácio das Esmeraldas. Até mesmo em Santa Helena, tradicional reduto eleitoral do ex-governador, a ex-primeira dama Raquel Rodrigues vai apoiar um candidato do PT. As novidades da legenda ficam mesmo por conta de Rondinelly, o candidato apadrinhado por Balestra em Inhumas, e Itamar Gomes, em Senador Canedo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário