CAMPANHA- TODO DIA 18 É LARANJA

CAMPANHA- TODO DIA 18 É LARANJA
CAMPANHA-TODO DIA 18 É LARANJA

sexta-feira, 13 de março de 2015

Procurador-geral de Justiça toma posse para novo biênio; cerimônia é marcada por discursos contra a corrupção



Importância de independência e trabalho do Ministério Público foram ressaltadas durante a posse de Lauro Machado
Governador Marconi Perillo durante posse do procurador-geral de Justiça, Lauro Machado Nogueira | Foto: reprodução / Facebook Marconi Perillo
Governador Marconi Perillo durante posse do procurador-geral de Justiça, Lauro Machado Nogueira | Foto: reprodução / Facebook Marconi Perillo
Na noite desta quinta-feira (12/3) o procurador-geral de Justiça de Goiás, Lauro Machado Nogueira, foi reconduzido ao cargo após passar por uma eleição em que foi candidato único, ser eleito com 294 votos de 316 e ser nomeado pelo governador Marconi Perillo (PSDB).
Durante a cerimônia, foi destacada a importância do trabalho do Ministério Público (MP), principalmente num momento em que o país enfrenta uma crise e um escândalo de corrupção. De acordo com o diretor da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), o procurador Benedito Torres Neto, o MP deve lembrar que é “o defensor da ordem jurídica, do regime democrático e o defensor legal da sociedade”.
Num discurso marcado pelo combate à corrupção, o diretor da AGMP afirmou que o MP deve redobrar a vigilância sobre cada passo a ser dado, se firmando na justiça e na serenidade, para “enfrentarmos a tempestade que se avizinha”.
“Não podemos errar nesse momento, mas ao contrário, mostrar à sociedade que ela tem um aliado, que atua dentro dos parâmetros legais evitando-se assim retrocessos e aniquilando os abutres que querem se aproveitar do momento de crise em que vivemos”, destacou o procurador.
Já a presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a promotora Norma Cavalcanti, citou que o MP é vítima de ataques de pessoas e grupos que se sentem desconfortáveis com ações tomadas em prol dos interesses da sociedade.
O procurador-geral reeleito agradeceu pelos 93% de votos que recebeu que representam a confiança depositada pelos colegas em seu trabalho e ressaltou a importância do MP para resguardar direitos do cidadão e da sociedade. Se referindo às manifestações de Junho de 2013 e à desaprovação da PEC 37 pela sociedade, Lauro afirmou que “o povo brasileiro mandou o recado e o Ministério Público é seu aliado no combate à corrupção”.
O procurador afirmou que o plano do MP para 2015 é universalizar a meta de instalação e alimentação dos portais de transparência nas prefeituras e câmaras municipais goianas. Ele aproveitou a ocasião para reforçar o compromisso pessoal de priorizar e destacar a atividade finalística do órgão com transparência.
Marconi Perillo destacou que sempre, independente do cargo político, compreendeu e defendeu a importância da autonomia do Ministério Público para o país. Além disso, ressaltou que o procurador, sempre que convidado a colaborar para solucionar as demandas sociais, fez o dever movido pelo ideal de servir o bem público.

Cooperação

Durante a cerimônia, foi assinado um termo de cooperação técnica entre o Governo de Goiás e o Ministério Público do Estado de Goiás que objetiva a atuação conjunta na prevenção e repressão de crimes, especialmente os praticados por organizações criminosas.
Serão compartilhadas as informações e ocorrerão ações de apoio e cooperação nas áreas operacional, de inteligência, de investigação e de capacitação. O termo foi assinado para que possa ocorrer uma diminuição no número de crimes no Estado de Goiás.
Fonte:Jornal Opção

Nenhum comentário:

Postar um comentário