CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Programa antidrogas da PM já contemplou 660 mil crianças e pré-adolescentes em Goiás

Goiânia, 25 de junho de 2014 - Criado em março de 1998 com o objetivo de conscientizar crianças e pré-adolescentes de escolas públicas e privadas de Goiás, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) contemplou, em 16 anos, quase 660 mil alunos. A marca deve ser atingida nesta quinta-feira, 26, com a formatura de 5 mil alunos matriculadas em escolas da capital.
Inspirado no Dare (Drugs Abuse Resistance Education), modelo americano implantado em 1983 pelo Departamento de Polícia de Los Angeles (EUA), o Proerd é um programa de caráter preventivo, sem fins lucrativos, voltado para crianças e pré-adolescentes devidamente matriculados no ensino fundamental. O programa consiste na aplicação de dez lições, com aulas uma vez por semana aplicadas ao longo de cada semestre por policiais fardados, acompanhados pelos professores responsáveis pela turma.
Conforme explica a coordenadora do Proerd em Goiás, capitã Cláudia da Silva Lira, o Proerd oferece uma variedade de atividades interativas e construtivas, que levam em consideração as experiências do cotidiano dos alunos. “As aulas são dinâmicas, com a participação de grupos e aprendizado cooperativo. Através de dramatizações e estudos de casos, incentivamos o desenvolvimento da autoestima, controle das tensões, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões de pessoas estranhas ao convívio das crianças e jovens”, explica.
Presente em 192 dos 246 municípios goianos, a meta para os próximos anos, de acordo com a capitã Cláudia Lira, é atender 100% das cidades. “O Proerd chegou a um estágio em que o anseio da comunidade escolar é pela sua expansão”, destaca a coordenadora, ao considerar o expressivo número de crianças e pré-adolescentes atendidos nos últimos anos.
Atualmente, o Proerd conta com 98 instrutores atuando em salas de aula. Para fazer parte do quadro de instrutores, o policial militar deve realizar curso de formação composto por 80 horas. Antes, o militar que se candidata ao curso de formação de docentes do Proerd deve preencher uma série de requisitos, além de ser avaliado por uma banca examinadora composta por pedagogo, psicólogo e representante do programa.
Assunto: Solenidade de formatura de 5 mil alunos do Proerd
Data: Quinta-feira, 26 de junho de 2014
Horário: 16h30
Local: Igreja Mundial do Poder de Deus
Endereço: Av. Independência, esquina com a Rua 44, Centro, Goiânia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário