CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

domingo, 22 de junho de 2014

Jovem de 19 anos cria projeto que pode limpar os oceanos do planeta

Um garoto de 19 anos teve uma ideia capaz de limpar grande parte dos oceanos. E sua proposta tem o apoio de mais de 100 especialistas. O holandês Boyan Slat iniciou uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar US$ 2 milhões e já conseguiu levantar 32% do valor. Saiba mais sobre o projeto desse jovem e como ele quer limpar os oceanos.
A seu favor, o jovem conta com um estudo de 528 páginas que prova que seu sistema é viável. Mais de 100 pessoas participaram desse levantamento.
A ideia de Slat é a seguinte: combinar barreiras flutuantes em forma de V – que seriam presas ao fundo do mar por âncoras – e usariam os braços para coletar lixo a uma profundidade de até três metros.
Outro ponto decisivo da ideia é que esse formato não prejudica a vida marinha – por não usar redes – e também é inofensiva para animais.
De acordo com o estudo do projeto The Ocean Clean Up, seriam recolhidos 65 metros cúbicos de lixo a cada dia. A cada 45 dias um navio seria responsável por “limpar a lixeira”.
Um dos pontos que ainda falta ser coberto pelo sistema do adolescente holandês é a coleta de partículas menores de lixo. Entretanto, vale lembrar que essas partes menores normalmente surgem de pedaços maiores.
Se alcançar o financiamento, o projeto deve montar e executar a ideia. A manutenção do material será feita por meio da reciclagem do que for tirado do oceano.
No site oficial do projeto, Boyan conta que teve essa ideia quando estava mergulhando na Grécia. Ele ficou frustrado ao se deparar com mais sacolas plásticas do que peixes.
“Pensei: por que não podemos limpar isso?”, afirma o ambientalista e empreendedor no site de seu projeto.
O The Ocean Clean up trabalha com a extração, prevenção e interceptação de material que pode poluir os oceanos. Se você se empolgou, pode saber mais sobre a ideia e até bancar parte dela acessando o site oficial.
Fonte:R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário