CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Novos Agentes de Saúde recebem treinamento em Águas Lindas

Postado por Moisés Tavares 



A Prefeitura de Águas Lindas de Goiás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promove no auditório da Secretaria de Educação, o Curso Introdutório do Agente Comunitário de Saúde (ACS), iniciado na última segunda-feira (23) e com encerramento previsto para o dia 27 de junho. Eles farão parte dos quadros dos novos Postos de Saúde da Família que serão inaugurados em breve. Jardim Pinheiros, Jardim Barragem V.

O curso é ministrado por profissionais da saúde e abrange temas referentes ao Sistema Único de Saúde (SUS) e suas estratégias. Os ACSs irão fortalecer as equipes já existentes nas coberturas dos setores mais distantes do município na Estratégia Saúde da Família.

Segundo o prefeito Hildo do Candango, a Atenção Básica é importante para a organização comunitária. E os agentes de saúde participam da vida dos pacientes e da comunidade e por isso é tão necessário esse treinamento.“Quando sair em campo, eles poderão estimular discussões sobre os mais diversos temas relacionados à saúde da comunidade, fortalecendo assim o elo entre governo e população”, concluiu.

O secretário de Saúde, Eduardo Rangel, disse ainda que o apoio  incondicional do prefeito Hildo do Candango tem sido primordial para o bom desenvolvimento dos trabalhos, desde a nomeação até a sua capacitação. “Esse curso é de extrema importância, para que o ACS conheça de fato suas atribuições, realizando uma assistência de excelência junto à comunidade”, disse o secretário.
 
Entre os temas abordados estão: Saúde do Idoso e Dinâmica em Grupo; Saúde do Adulto e da Mulher; Saúde do Homem e do Adolescente; Saúde da Gestante e o Pré Natal; Saúde da Criança; Calendário de Vacinação; Saúde Bucal Adulta e Pediátrica.  Ao final do curso os alunos  passarão por uma revisão de conteúdo e avaliação escrita.  

Saiba mais
  

O ACS tem a missão ainda de coletar dados sobre aspectos sociais, econômicos, sanitários e culturais.  Informar aos demais membros da equipe de saúde da disponibilidade necessidades e dinâmica social da comunidade, orientar a comunidade para utilização adequada dos serviços de saúde, registrar nascimentos, doenças de notificação compulsória e de vigilância epidemiológica e óbitos ocorridos. Além de manter atualizado o Cadastro de todas as famílias da sua área de abrangência.


Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Fotos: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário