CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

terça-feira, 26 de março de 2013


Hortas em escolas desperta interesse por alimentação saudável em alunosPesquisa australiana indica que a plantação de hortas em escolas desperta nos alunos o interesse pela alimentação saudável. Em instituições do DF, professores percebem que as aulas na terra também melhoram o desempenho em disciplinas tradicionais


Aula de horta no Marista João Paulo II: cenouras plantadas pelos alunos serão usadas em bolo para a Páscoa  (Carlos Vieira/CB/D.A Press)
Aula de horta no Marista João Paulo II: cenouras plantadas pelos alunos serão usadas em bolo para a Páscoa

Aos 6 anos, Isabela Franco já sabe os benefícios da cenoura. “Tem vitamina A e faz bem para os olhos”, diz, sorridente. A menina que mora em Brasília aprendeu a importância da alimentação saudável na escola e também se mostra desenvolta no assunto em casa. “Ela já começa a entender como é importante uma dieta que contenha frutas e verduras e como esses alimentos são necessários para a saúde”, completa a mãe, Márcia Franco. Isa, assim conhecida na escola, faz parte de um tipo de projeto que cresce a cada dia nas instituições de ensino no Brasil e no exterior. As hortas escolares têm o objetivo de incentivar as crianças a comerem de forma saudável e influenciá-las a optarem sempre por alimentos benéficos à saúde. É o que mostra recente estudo publicado no Jornal da Educação Nutrição e Comportamento (JNEB).

Desenvolvido pela Universidade de Melbourne e pela Universidade de Deakin, ambas na Austrália, o estudo contou com a participação de centenas de crianças que concordaram em fazer parte de um modelo de programa incorporado ao currículo escolar. Semanalmente, elas participaram de dois tipos de atividades: em uma, aprenderam a plantar; na outra, um especialista em culinária as ensinou a usar vegetais para o consumo. “O programa introduziu as crianças a conhecerem novos ingredientes e sabores e, dentro de um curto espaço de tempo, quase todos os alunos se sentiram motivados a comer o que o foi plantado. Os professores de várias escolas também relataram ter percebido uma notável melhora na qualidade da alimentação”, conta Lisa Gibbs, coordenadora da pesquisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário