CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

domingo, 24 de março de 2013


Coco, o fruto ideal

Associado ao refresco, produto tem vários usos, aplicações que vão desde a elaboração de produtos de beleza, passando por remédios, até grande ingrediente na cozinha

DIÁRIO DA MANHÃ
DA AGÊNCIA EFE
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Da família das palmáceas, o coco tem características que o tornam uma fruta única. Entre elas estão a de possuir gorduras saturadas e que não apresenta vitamina E. De aroma e sabor inconfundíveis, o fruto pode ser temperado de diversas maneiras, acompanhando ou sendo ingrediente de muitos pratos, além de ser utilizado na fabricação de produtos de beleza. 
Entre outros benefícios, a água de coco contém uma combinação saudável de vitaminas, potássio, sódio, cálcio, fósforo e outros minerais. É ótimo para os ossos e para o coração por ter as chamadas “gorduras boas”.
Na opinião de Diana Andere, nutricionista e autora do livro Come, Disfruta Y Adelgaza (Coma, desfrute e emagreça), o coco é bom por ser um alimento especialmente nutritivo. Seu óleo é uma alternativa ideal nas fornalhas porque resiste a temperaturas muito elevadas.
“É rico em vitaminas, minerais e fibra e o mais importante é que seu óleo, que é rico em gorduras boas para o coração, além disso, é um excelente óleo para fritar, já que aguenta altas temperaturas sem queimar”, resume a especialista.
Por outro lado, as gorduras saturadas que o coco contém ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Segundo a doutora Diana, “também foi provado que o óleo de coco ajuda a proteger contra diversas doenças degenerativas como câncer, diabetes e osteoporose”. No caso de diabetes, seu tratamento é efetivo já que, segundo a especialista, o alimento estimula a absorção de insulina e ajuda a eliminar vírus e bactérias.
Há alguns anos surgiu o rumor de que o consumo de coco era nocivo à saúde do coração. Mais especificamente, o óleo do coco. No entanto, logo as pesquisas derrubaram essa ideia, afirmando inclusive o contrário.
A especialista em nutrição lembra que chegou a pensar que as taxas de colesterol aumentavam. “No entanto” – acrescenta – “o que se sabe agora é que ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL (o colesterol mau) e a aumentar os níveis de colesterol HDL (o bom)”.
Nas regiões litorâneas do México, a água de coco, extremamente hidratante, serve ainda como remédio e soro.
CAI UM MITO
Diana explica que, apesar de muitos acreditarem que o coco engorda, ele na realidade “ajuda a emagrecer se for consumido em quantidades adequadas e em combinação com uma dieta saudável. A gordura do óleo de coco tem menos calorias que as outras gorduras. Cada grama de óleo de coco tem 6,8 quilocalorias, enquanto um grama da maioria das gorduras tem entre 8,37 e 9,02 quilocalorias”. 
Além disso, o óleo de coco é composto, em sua maioria, por ácidos graxos de cadeia média, que são queimados imediatamente para obter energia, por isso, não se armazenam tão facilmente no corpo.
Perguntada sobre se é bom comer coco quando se está em fase de crescimento, a doutora responde que “sim, o que não é recomendável é consumir doces de coco, que são carregados de açúcar”. A especialista recomenda comer e beber coco para ter uma dieta equilibrada. 
Pau Oller, fisioterapeuta e especialista em Terapia Regenerativa pela Universidade de Guadalajara, no México (UdG), explica na página mybestchallenge.com a composição nutricional do coco, que varia à medida que vai amadurecendo.
“É o fruto mais calórico que há: 100 gramas de coco maduro tem 360 calorias, das quais 40 gramas são de gordura, 4 gramas de proteínas e 15 gramas de hidratos de carbono, dos quais 10 gramas são de fibra dietética e 5 gramas são açúcares. Também é necessário destacar a grande quantidade de minerais que contém, principalmente potássio, magnésio, cálcio e fósforo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário