CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA
CAMPANHA DE UTILIDADE PÚBLICA--INFRAESTRUTURA

quinta-feira, 21 de março de 2013


ÁGUAS LINDAS DE GOIÁS: PREFEITO HILDO CRIA PROGRAMA DE CONTROLE DO DIABETES E HIPERTENSÃO




O projeto do Executivo foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores
Em face à necessidade de efetivo acompanhamento pelo Poder Público das pessoas acometidas por males do aparelho respiratório como Diabetes e Hipertensão, o prefeito de Águas Lindas de Goiás, Hildodo Candango, enviou ao Poder Legislativo Municipal o Projeto de Lei, 002/2013, aprovado em Plenário, que institui o Programa de Educação e Controle do Diabetes e Hipertensão. 

As ações ficarão a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, através Superintendência de Atenção a Saúde, Diretoria de Vigilância em Saúde e da Coordenação Municipal de Hipertensão e Diabetes, que tem como titular a Nutricionista Karla Daniela Ferreira.

De acordo com o Projeto, os beneficiados deverão ser moradores de Águas Lindas, cadastrados no SUS, no Sistema de Informação Municipal e no Programa de Controle à Hipertensão. A SMS cadastrará e acompanhará todas as pessoas portadoras de Diabetes Millitus tipo 1 (DM1), Diabetes Millitus tipo 2 (DM2) e Hipertenso residentes no município.

Após a regularização junto ao SUS-Hiperdia e o devido acompanhamento de equipe multidisciplinar (Nutricionista, Enfermeiro, Cardiologista, Fisioterapeuta, Dentista, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Farmacêutico), os pacientes receberão os medicamentos gratuitamente os medicamentos necessários ao seu tratamento.
  
A participação do usuário no programa de educação especial para Diabetes e Hipertensão compreende ainda o acompanhamento médico, palestras, no Centro de Referência e nas demais Unidades Básicas de Saúde Municipal.

“A organização do cuidado integral será centrada na pessoa que convive com o diabetes e hipertensão, sua família e incluindo a comunidade. Deve levar em conta os diversos aspectos do cuidado, as circunstâncias e os recursos locais”, destaca o secretário de saúde Willem Madison. Ele acrescenta que é de suma importância a participação do paciente, seu envolvimento constante e harmonioso com a equipe de saúde para o bom êxito das ações.

O vice prefeito Luiz Alberto (Jiribita) destacou a importância do programa “principalmente para as pessoas carentes do nosso município, que ainda não contavam com esta assistência e agora tem o auxilio do poder público”, frisa Jiribita.

Alberto Pessoa (assessoria de imprensa da SMSALGO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário